Brasileiro de 2011 revê ídolos sem título

21.5.11 | Marcadores:
Share |
Neste fim de semana, terá início a 55ª edição do Campeonato Brasileiro --a primeira desde que a CBF unificou as conquistas da Copa União, da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. A novidade será a presença de ídolos que não disputam a competição há alguns anos, como Rivaldo e Juninho Pernambucano, e que têm a chance de buscar o título pela primeira vez, como Ronaldinho Gaúcho, Liedson e Luis Fabiano.

Com os maiores jejuns, Inter e Atlético-MG têm prioridades distintas
Veja o especial do Campeonato Brasileiro

O caso mais curioso é do atacante Brandão, 30, que nunca disputou o Nacional. Ele foi contratado pelo Cruzeiro no final de março após quase dez anos na Europa, onde defendeu o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Olympique de Marselha, da França.

No Brasil, ele jogou em clubes menores e conseguiu destaque no São Caetano em 2002, durante a Taça Libertadores, quando marcou seis gols. Foi vendido para o clube ucraniano antes do início do Brasileiro daquela temporada.

Já o meia são-paulino Rivaldo, 39, vai disputar pela primeira vez a competição no sistema de pontos corridos --fórmula tradicional na Europa, mas introduzida no Brasil em 2003. Campeão mundial pelo Brasil em 2002, ele não disputa o Nacional há 16 anos, desde 1995, quando defendia o Palmeiras.

O meia foi campeão pelo time alviverde em 1994 e em julho de 1996, um mês antes do início do Brasileiro daquele ano, foi vendido para o La Coruña, da Espanha.


Situação parecida com a de Juninho Pernambucano, 36, atualmente no Vasco. O meia não disputa o Nacional desde 2000, quando ajudou o time cruzmaltino a conquistar a Copa João Havelange, que substituiu o Brasileiro daquele ano. Na sequência foi jogar no Lyon, da França, onde ficou até 2009 e passou as últimas duas temporadas no Al Gharafa, do Qatar.

O lateral direito Mancini --que vem atuando como atacante no Atlético-MG-- também vai matar a saudades do Nacional. Ele nunca foi campeão, mas bateu na trave em 2001, quando o São Caetano perdeu a final para o Atlético-PR. Depois foi jogar na Itália, onde defendeu Venezia, Roma, Inter e Milan, e está de volta neste ano.

No Flamengo, o meia Ronaldinho, 31, que disputou apenas três edições do Brasileiro (1998, 1999 e 2000) e nunca foi campeão, tem a chance de tentar seu primeiro título. Ele voltou ao futebol brasileiro depois de um intervalo de dez anos --deixou o Grêmio em 2001 para jogar no Paris Saint-Germain, Barcelona e Milan-- e já ajudou a equipe carioca a conquistar o Estadual do Rio.

Os atacantes Liedson, 33, e Luis Fabiano, 30, também nunca foram campeões brasileiros e disputaram a competição pela última vez em 2003 e 2004, respectivamente. Ambos defendiam suas equipes atuais, Corinthians e São Paulo, e saíram antes do término do Nacional para jogar em Portugal.

Liedson fez 18 jogos e marcou dez gols, depois foi negociado com o Sporting. O segundo jogou oito partidas, com cinco gols, mas se despediu após uma crise com a torcida, que não perdoou a eliminação para o Once Caldas na Taça Libertadores daquele ano, e foi negociado com o Porto.

Os atacantes Euller, 40, e Fábio Junior, 33, completam o time dos que voltam disputar o Brasileiro neste ano. A dupla jogou pela última vez em 2005, quando defendiam o Atlético-MG, rebaixado para a Série B. Neste ano, eles voltam ao campeonato defendendo o América-MG. Euller conta com um título no currículo, pelo Vasco, em 2000. Já Fábio Junior tenta sua primeira conquista.

Nenhum comentário sobre “Brasileiro de 2011 revê ídolos sem título”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão