Obras da Copa sobrecarregam estádios no Brasileiro: Arena do Jacaré terá até 56 jogos

20.5.11 | Marcadores:
Share |
As obras que acontecem em alguns dos estádios mais importantes do país irão sobrecarregar outras arenas durante o Brasileiro. O caso mais emblemático acontece em Minas Gerais: a Arena Jacaré, em Sete Lagoas, receberá até 56 partidas, segundo a tabela disponibilizada pela CBF. Engenhão, no Rio, e Pacaembu, em São Paulo, também serão bastante exigidos, mas em menor escala.


Em 2011, o futebol mineiro terá três representantes na Série A: América, Atlético e Cruzeiro. E os três usarão a Arena Jacaré. Atlético e Cruzeiro costumam mandar seus jogos no Mineirão, fechado desde junho do ano passado para modernização. O local é será um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 e ainda sonha alto, vislumbrando a partida de abertura.

Já o Independência, utilizado pelo América, está em reforma há mais de um ano e também não será usado no Brasileiro. O América, porém, também deve levar alguns jogos para Varginha e até para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Com isso, a Arena Jacaré se tornou o único estádio do Brasileiro que receberá partidas em todas as 38 rodadas. Mais que isso, em 18 delas haverá dois jogos, de acordo com a tabela oficial do campeonato. Cruzeiro e Atlético programaram seus 19 jogos para Sete Lagoas. O América projetou 18 partidas no local.

O Engenhão passa por situação parecida. A grande reforma que é feita no Maracanã desde o ano passado fez o estádio administrado pelo Botafogo receber três dos quatro grandes clubes cariocas. A única exceção é o Vasco, proprietário de São Januário.


Com base no que fizeram nos primeiros cinco meses da temporada 2011, os clubes já podem avaliar onde poderão brigar na tabela. E também foi com esse argumento que os blogueiros do UOL Esporte opinaram sobre as chances de cada time na competição. Santos e Cruzeiro são os mais cotados ao titulo.



A tabela do Brasileiro indica que pelo menos 49 jogos do trio acontecerão no Engenhão. O moderno estádio foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e no final do ano passado já recebeu muitas críticas, principalmente em relação ao gramado.

“O Engenhão está preparado. Até essa semana fizemos mais de 40 jogos em 99 dias. No início do ano fizemos um estudo e constatamos que o gramado irá aguentar perfeitamente receber até quatro eventos por semana. Nós nos preparamos no final do ano passado para a maior carga de jogos que o estádio iria receber em 2011”, assegurou Francisco Fonseca, vice-presidente de patrimônio do Botafogo.

O Pacaembu é outro estádio sobrecarregado, com média de quase uma partida por rodada. O Corinthians sempre atua no palco municipal por ainda não possuir uma arena própria (promete iniciar na terça-feira as obras do novo estádio para a Copa de 2014). O Palmeiras, por sua vez, passou a recorrer ao Pacaembu porque o Palestra Itália também está em reformas. A tabela do campeonato prevê pelo menos 37 partidas no local.

Os números devem sofrer variações. Alguns clubes que mandam jogos no Engenhão e no Pacaembu ainda possuem partidas com sede “a definir”. A própria tabela da CBF ainda não foi totalmente desmembrada e mostra dois jogos no mesmo dia e local.

Um comentário sobre “Obras da Copa sobrecarregam estádios no Brasileiro: Arena do Jacaré terá até 56 jogos”

Cleber Soares disse...

Célio,
este é só mais um exemplo que não nos preparamos e não estamos preparados para sediar um copa, vamos sediar, com certeza, mas essa conta vai custar muito caro.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão