Caso de Jobson pode mudar a lesgislação antidoping, diz advogado

21.6.11 | Marcadores:
Share |
Se por um lado a Agência Mundial Antidoping achou insuficiente a suspensão de 6 meses para Jobson, levando o caso para a Corte Arbitral do Esporte nesta terça-feira, a defesa do jogador brasileiro acredita que, mais do que absolver o atacante de uma pena extra, a decisão do CAS poderá provocar uma revolução na legislação do tema. De acordo com os advogados que participaram do julgamento, em geral os atletas flagrados em exames indicando o uso de cocaína tentam se esquivar das punições alegando um uso pontual da droga. Jobson, ao contrário, assumiu a dependência química.

- A gente espera que essa decisão abra um precedente capaz até de mudar a legislação antidoping para abrir essa visão sobre o tratamento da dependência química e a importância do esporte para a recuperação - afirmou Carlos Francisco Portinho, um dos três advogados pessoais de Jobson que o acompanharam na audiência em Lausanne, na Suíça.

Durante o processo, o artilheiro do Bahia assumiu o uso de cocaína, crack e álcool, mas garantiu ter superado o vício depois do tratamento. Exames de sangue para monitorar a recuperação e depoimentos de médicos e de uma psicóloga reforçaram as palavras do jogador.

Para o advogado Carlos Francisco Portinho, há uma lacuna no sistema mundial antidoping, e o reconhecimento da dependência química foi a grande questão abordada neste painel na Corte Arbitral do Esporte.

- Esse caso pode representar uma decisão inédita, mudando o foco da legislação e tratando a dependência como uma questão de saúde. Afinal, se o esporte tem como princípio a promoção da saúde, é o que a gente defendeu aqui, o esporte precisa vencer as drogas.

Nenhum comentário sobre “Caso de Jobson pode mudar a lesgislação antidoping, diz advogado”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão