River Plate perde pênalti, só empata e é rebaixado pela 1ª vez em sua história

26.6.11 | Marcadores:
Share |
Não adiantaram os 33 títulos nacionais e a tradição de 110 anos. O dia 26 de junho ficará marcado como o mais trágico da história do River Plate. O time de Buenos Aires desperdiçou uma cobrança de pênalti, não foi além de empate diante do Belgrano por 1 a 1, em pleno Monumental de Nunez, e foi rebaixado pela primeira vez no Campeonato Argentino --no jogo de ida, perdeu por 2 a 0.

Após a partida houve enfrentamentos entre torcedores do River e policiais nos arredores do estádio Monumental. A polícia tentava conter as centenas de decepcionados torcedores com jatos de água e com a intervenção de agentes montados à cavalo. Um carro policial foi destruído e latas de lixo incendiadas. Os 30 mil espectadores que estiveram no jogo foram mantidos por mais de 45 minutos sem poder deixar o estádio, mas isso não bastou para o clima se acalmar.

Antes mesmo do encerramento, a torcida se revoltou e tentava quebrar até parte das arquibancadas para jogar no gramado. Dentro de campo, o desespero era nítido. O goleiro Carrizo era um dos mais desesperados e não poupava lágrimas. Com isso, apenas Boca Juniors e Independiente estão entre os grandes que jamais deixaram a elite.

Na atual edição do torneio Clausura, o time de Juan José Lopez não foi tão mal ao terminar em 9º lugar. O problema é que o sistema de rebaixamento aplicado na Argentina é diferente do que é convencionalmente usado. Existe um ranking com a média de pontos das equipes nas últimas três temporadas. E o River não foi nada bem neste período.

Diante disso, acabou sendo obrigado a disputar uma repescagem, chamada de ‘Promoción’. A pressão era grande. A torcida se mostrou muito revoltada com os sucessivos tropeços. No jogo de ida, por exemplo, na quarta-feira passada, vários torcedores invadiram o gramado em Córdoba e um deles chegou agredir um jogador do River.

No dia seguinte, centenas de torcedores tentaram entrar nas instalações da equipe, mas foram reprimidos pela polícia. Para evitar prováveis brigas e vandalismo no caso de um resultado adverso, a polícia montou o maior esquema de segurança já visto em um jogo entre equipes no país. Ao todo, 2,5 mil homens estavam presentes.

Aliás, o drama do River colocou a Copa América, que começa na próxima sexta-feira, em segundo plano. Não se falava em outro assunto na Argentina. Além de toda essa pressão por uma vitória por dois gols de diferença, o River Plate entrou em campo desfalcado de algumas peças importantes, como os zagueiros Román e Ferrari, além do volante e capitão Matías Almeyda.

Nenhum comentário sobre “River Plate perde pênalti, só empata e é rebaixado pela 1ª vez em sua história”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão