12.9.09 | Marcadores:
Share |

Após Max Mosley, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e a direção da Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota) reclamarem do vazamento de informações no caso Renault, mais lenha foi colocada na fogueira. O site inglês "RaceFax", especializado neste tipo de notícia, divulgou a telemetria do carro de Nelsinho Piquet no momento da batida no GP de Cingapura do ano passado. O gráfico comprova que o acidente realmente foi proposital. O objetivo era provocar a entrada do safety car.

No gráfico ao lado, a linha vermelha (com a letra A em destaque) representa a aceleração. A curva, que vinha evoluindo de forma horizontal, se torna vertical rapidamente, fica no máximo, sofre uma interrupção e volta ao máximo. Isso quer dizer que Nelsinho acelerou o carro mais do que o normal para provocar a rodada, deu uma leve desacelerada, e pisou forte no pedal novamente até o choque com o muro.

A linha azul-escura, identificada no gráfico pela letra B, mostra o trabalho das rodas traseiras. Os dentes acentuados no trecho em que Nelsinho acelera para provocar o acidente quer dizer que elas estão girando em falso, ou seja, sem aderência, o que colaborou para a rodada e a posterior batida no muro interno da pequena reta. Em seu depoimento à FIA, divulgado pelo site inglês "F1SA" na quinta-feira, o brasileiro disse que seria fácil notar a intenção de causar o acidente olhando os gráficos da telemetria.

- Na minha equipe, o engenheiro do carro questionou a natureza do incidente, porque achou incomum, e respondi que tinha perdido o controle do carro. Acredito que um engenheiro inteligente notaria que os dados de telemetria indicariam que o acidente foi causado de propósito, já que continuei acelerando, enquanto que o normal seria frear o mais rapidamente possível - disse Nelsinho, em seu depoimento à FIA.

O gráfico da telemetria de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura faz parte do dossiê enviado pela FIA aos membros do Conselho Mundial de Esporte a Motor, que julgará o caso no próximo dia 21 de setembro. Além deste documento, os depoimentos impressos de Nelsinho Piquet, Flavio Briatore e Pat Symonds também estão anexados para que sejam avaliados antes da audiência. Outros membros da Renault também foram interrogados.

globo

Um comentário sobre “ ”

André Peixoto disse...

Célio, muito obrigado por add o blog Esporte Total desculpa pela demora mais o seu também está add.
Visite-nos sempre: http://esportetotalbh.blogspot.com/

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão