PALCO GIGANTE NA ABERTURA DO PAN

26.6.07 |
Share |
A pouco mais de duas semanas dos Jogos Pan-americanos, o público já pode ter mais uma idéia de como será a cerimônia de abertura do evento. O cenógrafo e designer Luiz Stein, diretor artístico das cerimônias do Pan, apresentou nesta segunda-feira o formato do palco que está em fase de montagem no Maracanã. O designer, casado com a cantora Fernanda Abreu, e que freqüenta o Maracanã desde criança, está envolvido na concepção do projeto há mais de um ano.

A base estrutural foi construída em São Paulo e montada em duas semanas. Segundo Luiz Stein, em outras duas semanas toda a estrutura já estará em perfeito funcionamento. Cerca de 500 profissionais trabalham na instalação técnica de luz, som e palco no estádio do Maracanã. Com o formato em forma de caracol (helicoidal), o palco vai assumir outras formas com a ajuda cênica das luzes, que terá papel fundamental para o entendimento do espetáculo. A cor predominante é o tom bege, para também auxiliar no jogo de luzes. A estrutura que lembra, de longe, o formato de um bolo gigante, passa uma idéia de simetria. São 28m de diametro por 5m de altura. A base tem diversas rampas para a performance dos bailarinos que utilizarão os acessos para fazer as coreografias.
Com o formato helicoidal, o palco vai assumir outras formas com a ajuda cênica das luzes, que terá papel fundamental para o entendimento do espetáculo
Conforme já tinha sido apresentado, o público também terá papel de destaque. Stein afirmou que a utilização de roupas brancas servirá para a apresentação de um painel vivo. Tem-se a impressão ainda de que o público terá a visão mais privilegiada do evento, já que os espectadores da festa ficarão nas cadeiras mais altas do estádio.

O sol em destaque
O foco do espetáculo será o sol, que, além de representar o símbolo do Pan, será um elemento de destaque na festa. Stein afirma ainda que a idéia geral do evento é unir a simplicidade do povo brasileiro à tecnologia para mostrar valores como natureza brasileira e presença humana. O custo com os eventos gira em trono de R$ 35 milhões. O designer lembrou na ocasião uma frase da carnavalesca Rosa Magalhães, que compõe a equipe da cerimônia. Diz que eles estão envolvidos com o Pan, Parapan e o Peter Pan, numa alusão ao mundo da terra do nunca, para dizer que o tipo de cerimônia a ser montado nunca foi visto.


FONTE: GLOBO.COM

Nenhum comentário sobre “PALCO GIGANTE NA ABERTURA DO PAN”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão