

A fama era da torcida conrinthiana, que devido à grande média de público que consegue levar aos estádios passou a ser reconhecida nacionalmente como “a Fiel”. Mas até então não existia uma forma de medir o nível de fidelidade do torcedor com o seu clube. Agora, depois de criadas normas para realizar tal averiguação, pasmem! O clube da grande massa de São Paulo foi desbancado pelo América de Natal. O Índice de Fidelidade da Torcida (IFT), é uma proposta, em nível nacional, de se medir o quanto uma torcida é fiel ao seu clube.
O recente levantamento feito pelo engenheiro civil paulista Antoniel Campos, mostra que os torcedores alvirrubros são os mais fiéis no Campeonato Brasileiro. A fórmula matemática utilizada por Campos para atribuir os pontos as torcidas foi baseada nas seguintes diretrizes: 1º) um indicador para a “má campanha” (MC) do seu clube, que é o histórico da presença da torcida nas derrotas durante o campeonato; 2º) um indicador para a “boa campanha” (BC), que é o reflexo da presença da torcida no conjunto de vitórias e 3º) o dispêndio (custo) financeiro que o torcedor tem para acompanhar os jogos do seu clube, expressado pelo valor médio do ingresso (VI).
Uma peculiaridade do VI, é que o mesmo leva em conta, também, o peso do custo desse ingresso de acordo com a renda per capita do município-sede do clube mandante, pois, para um torcedor de determinada cidade que desembolsa o mesmo valor de ingresso que um torcedor de uma cidade com renda per capita maior que a sua, o peso daquele seu ingresso é maior, o que lhe confere, conseqüentemente, maior grau de fidelidade com o seu clube, pois desembolsa, proporcionalmente, mais que o “adversário”.
Feitas todas essas considerações, o clube potiguar conseguiu acumular um total de 18.719, na primeira colocação. Na apuração desses três indicadores, há sempre a presença de uma parcela determinante para o bom ou mau desempenho do IFT de um clube, que é a média de público pagante (mp), apurado, sempre, na casa do clube mandante de cada jogo, como forma de se medir, de fato, a presença de sua torcida. Deste modo, desaparece o mito de que as grandes torcidas do país seriam, necessariamente, as mais fiéis aos seus clubes, pois o que passa a ser levado em conta, agora, é a presença de fato destas torcidas nas arquibancadas, nas derrotas e nas vitórias, nas alegrias e nas tristezas.
O vice-presidente de futebol do América, Ricardo Bezerra, gostou do estudo, mas disse não ter ficado surpreso pois diz que já faz algum tempo que a paixão pelo América vem crescendo no estado. A explicação para o preço salgado dos ingressos, segundo Bezerra, é a própria condição financeira do clube. “Nós ainda dependemos demais das nossas bilheterias para equilibramos as contas assumidas”, comentou.
FONTE: TRIBUNA
Nenhum comentário sobre “Estudo aponta torcedor do América como o mais fiel”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.