Projetos de estádios para 2014 já têm erros, diz engenheiro

30.11.07 | Marcadores:
Share |


Há erros em alguns dos projetos de construção e reforma de estádios para a Copa do Mundo de 2014. A avaliação é do coordenador do estudo feito pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) sobre a situação das arenas no Brasil, Vicente de Castro Mello.

O engenheiro, que havia apontado problemas na Fonte Nova antes mesmo do desabamento responsável pela morte de sete torcedores, está preocupado com o material divulgado pelas cidades candidatas a sede do Mundial. Segundo ele, correções são necessárias.

"Já há projetos nascendo errado. Mesmo o leigo pode perceber coisas sem sentido", afirmou Mello, que prefere não divulgar quais são elas por uma questão ética. Ele espera que os equívocos sejam revistos antes da colocação em prática dos planos de obras. "No papel, a gente corrige tudo. Depois, fica difícil."

A fim de evitar problemas desse tipo, o engenheiro apóia a idéia do ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, de criar uma secretaria exclusiva para fiscalização de estádios. A medida deve ser adotada oficialmente no próximo ano.

"É preciso haver uma cúpula que fiscalize, como acontece na Europa. Esse órgão deve consultar especialistas, que, além de avalizar os projetos, podem oferecer sugestões de melhoria e caminhos interessantes a seguir", opinou Mello.

Disposto a implantar a secretaria, o ministro prometeu empenho no trabalho. "Teremos de ser mais rigorosos com os laudos apresentados. Vamos criar uma estrutura para acompanhamento mais exigente dos estádios", declarou Silva Júnior.

Estádios doentes

De acordo com Vicente Castro de Mello, a primeira meta do estudo do Sindaeco sobre os estádios no Brasil foi atingida. Os diversos problemas apresentados em 27 arenas distribuídas em 18 cidades chegaram ao conhecimento da população.

"É importante alertar o torcedor. Ele está sempre tão preocupado com o time dele - se vai cair ou não, no caso do Corinthians - que não dá importância para isso. Impressionado, por exemplo, com a modernidade da Arena da Baixada, não percebe que há pontos cegos no campo", explicou.

O engenheiro sabe que o relatório ganhou maior repercussão por conta da tragédia ocorrida na Fonte Nova. Apontada como, de longe, a pior do Brasil, a arena deve ser demolida. "Agora, com certeza, o torcedor vai prestar mais atenção e cobrar condições melhores."

Por fim, Castro de Mello deixou claro que o estádio baiano não é o único "doente". "Fizemos como um médico, que recebe o paciente e realiza uma bateria de exames para identificar o problema. O estudo mostrou que muitas arenas precisam de tratamento."
fonte: terra

Nenhum comentário sobre “Projetos de estádios para 2014 já têm erros, diz engenheiro”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão