Egito e Camarões avançam na Copa Africana; Eto'o faz história

30.1.08 | Marcadores:
Share |
O Egito precisava apenas de um empate nesta quarta-feira para avançar às quartas-de-final da Copa Africana de Nações, disputada em Gana. E foi exatamente o que o maior campeão da história da competição (cinco títulos - 1957, 1959, 1986, 1998 e 2006) conseguiu com o placar de 1 a 1 com a seleção de Zâmbia, que acabou eliminada da competição. A outra vaga do Grupo C ficou com Camarões, que bateu o Sudão por 3 a 0 em uma partida histórica para Samuel Eto'o.

GOLS HISTÓRICOS DE SAMUEL ETO'O
AFP
Os gols marcados por Samuel Eto'o nesta quarta-feira na vitória de Camarões sobre o Sudão por 3 a 0 colocaram o nome do atacante na história da Copa Africana de Nações. O jogador do Barcelona se tornou o maior artilheiro de todos os tempos da competição com 16 gols.

O antigo recorde pertencia ao marfinense Laurent Pokou, que participou de apenas duas edições (1968 e 1970) e anotou 14 tentos com direito a cinco gols em uma única partida (6 a 1 sobre a Etiópia em 1970), marca que ainda não foi batida.
VEJA IMAGENS DA RODADA
PÁGINA DA COPA AFRICANA
Com alguns jogadores poupados pelo técnico Hassan Shehata, o Egito entrou em campo nesta quarta sem grandes pretensões ofensivas, contentando-se com alguns poucos contra-ataques. O primeiro tempo ficou marcado pelas investidas de Zâmbia, que ainda estava na briga por uma das vagas nas quartas-de-final.

Mas quem abriu o placar foram os 'Faraós', aos 14 minutos da etapa inicial. Moawad alcançou um longo lançamento feito por Fathi e cruzou da esquerda. Moteab subiu para cabecear e não achou nada, mas Zaky, na sobra, conseguiu um belo gol de voleio.

Para o segundo tempo, Zâmbia parece ter sentido o resultado e diminuiu bastante o ritmo. Ainda assim, a três minutos do final, Katongo recebeu lançamento na direita, tirou Fathi da jogada e chutou cruzado, empatando o jogo. A seleção zambiana deixa Gana com quatro pontos conquistados e a terceira colocação na chave. Fica adiado o sonho do primeiro título à equipe que já foi vice-campeã em duas edições (1974 e 1994).

No outro jogo do Grupo C, a vitória de Camarões começou aos 27 minutos do primeiro tempo, com um gol de pênalti marcado por Samuel Eto'o. O atacante do Barcelona assumiu a artilharia isolada da Copa Africana com 4 gols e ainda se tornou o maior goleador da história da competição com 15 tentos.

O segundo gol não tardou a sair, apenas seis minutos depois. Epalle chutou forte contra o gol do sudanês El Moez, a bola desviou no zagueiro Khider e traiu o goleiro. Gol contra e 2 a 0 para Camarões.

E quando parecia que o resultado estava sacramentado, Eto'o conseguiu mais um gol para sua seleção e seu recorde pessoal, aos 47 minutos do segundo tempo. A equipe venceu por 3 a 0 e segue firme na busca pelo pentacampeonato (venceu também em 1984, 1988, 2000 e 2002).

Os adversários de Egito e Camarões na próxima fase sairão do Grupo D, que está completamente indefinido. Tunísia e Angola, que se enfrentam nesta quinta-feira, precisam apenas de um empate para se classificar, mas Senegal e África do Sul ainda estão na disputa.




fonte: uol

Nenhum comentário sobre “Egito e Camarões avançam na Copa Africana; Eto'o faz história”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão