O Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, já tem uma previsão para a sua inauguração. Segundo a administração do estádio o espaço deverá ser aberto aos visitantes no fim de junho. Os responsáveis aguardam apenas o final do processo de impermeabilização das arquibancadas do estádio para concluir as obras do museu.
Segundo Aléssio Gamberini, diretor administrativo do Pacaembu, esta é a primeira vez que se realiza um processo de impermeabilização das arquibancadas do estádio. Como o museu ficará localizado embaixo das arquibancadas laterais, é necessário concluir essas obras antes da finalização do Museu do Futebol.
“Temos uma série de profissionais trabalhando diariamente para que tudo ocorra dentro dos prazos previstos. Essa obra de impermeabilização é fundamental para o estádio e estamos na fase de preparação da superfície, que é um dos períodos que exigem maior capricho. É um maquinário pesado que trabalha para lixar as arquibancadas e ainda precisamos quebrar as escadas e refazê-las, além de trocar as juntas de dilatação. Só depois de concluir todo esse processo vamos finalizar e inaugurar o Museu do Futebol”, explica Aléssio Gamberini.
O Museu do Futebol foi idealizado em 2005, mas as obras só foram iniciadas em 2007, após um período de captação de recursos. O espaço será altamente interativo e virtual, nos moldes do Museu da Língua Portuguesa.
Segundo estimativas, o museu ocupará um espaço de 6 mil metros quadrados e custará R$ 25 milhões, que serão custeados com o apoio de patrocinadores.
A mostra deverá ter 22 atrações, com caráter multimídia e interativo. Um dos destaques é que o público poderá cobrar um pênalti diante de um goleiro e de um cenário virtuais. Além disso, haverá gols, jogadas e momentos históricos de clubes e da seleção brasileira no estádio paulistano.
A estimativa de público também é feita com base na visitação ao Museu da Língua Portuguesa, referência para o conceito do Museu do Futebol localizado no Pacaembu.
“Em dois anos o Museu da Língua Portuguesa recebeu um milhão de visitantes. Trata-se de um espaço maravilhoso, mas como estamos trabalhando com a perspectiva de facilitar a visitação de escolas e como eu acredito que o tema futebol é mais atrativo do que a língua portuguesa para a população de um modo geral, nossa expectativa é chegar a um milhão de visitantes após um ano de funcionamento”, finaliza Aléssio.
uol
Nenhum comentário sobre “Museu do Futebol deverá ser aberto ao público no fim de junho”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.