O Palmeiras só depende de mais uma vitória para se garantir entre os semifinalistas. Já o Santos não depende apenas de suas forças, mas entrou na disputa de forma surpreendente e ganhou moral até para a disputa da Libertadores.
Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão começaram a disputa do Paulistão com perspectivas diferentes. Enquanto o Palmeiras entrou como favorito, com várias estrelas contratadas a peso de ouro, a equipe do Santos, desfigurada com a saída de vários jogadores da temporada passada, não recebia credibilidade por parte dos críticos.
Após 17 jogos, a dois do fim da fase de classificação, o Palmeiras pode assegurar sua vaga nas semifinais caso vença o São Caetano, sábado, no Palestra Itália. Um feito que poucos acreditavam na sétima rodada, quando o time perdeu a terceira partida seguida - foi derrotada por Ituano, Noroeste e Guaratinguetá em seqüência -, ocupando a 14º lugar naquela época.
Os comandados de Luxemburgo chegaram a empatar com Rio Claro e Rio Preto, adversários que sempre estiveram nas últimas colocações, e só embalaram depois de bater o rival Corinthians, no 12º jogo do campeonato, com o gol "chororô" de Valdivia. De lá para cá, foram cinco vitórias consecutivas.
O Santos, que esteve por seis rodadas na zona do rebaixamento, teve seu pior momento na derrota para o Rio Preto, fora de casa, na 9ª partida do campeonato. Mas nos oito jogos seguintes, em uma arrancada sensacional, os jogadores de Leão venceram sete vezes, com direito a triunfo sobre o líder Guaratinguetá e o rival Corinthians.
Desafetos declarados, Luxemburgo e Leão têm a mesma opinião quando analisam suas equipes. "Não foi uma vitória de campeão (contra a Lusa, por 1 a 0, na última quarta-feira). Este time ainda não ganhou nada. Mas a equipe está começando a ter uma cara", disse o técnico do Palmeiras. "Contrariando os matemáticos, chegamos ao ponto de lutar por uma vaga, mas sabemos que o nosso objetivo ainda não foi atingido", afirmou o treinador do Santos.
O fim de semana deverá ser decisivo. O Palmeiras tem tudo para confirmar que está mesmo na briga para acabar com o jejum de títulos estaduais, que perdura desde 1996. E o Santos, se passar pelo Rio Claro, domingo, na Vila Belmiro, permanecerá com o sonho de repetir o tricampeonato paulista, obtido pela última vez em 1967/68/69, quando ainda tinha Pelé.
tribunaimprensa
Nenhum comentário sobre “Palmeiras e Santos conseguem arrancadas espetaculares”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.