Zico: ‘Quem leva dinheiro para ganhar, leva para perder também’

28.11.08 | Marcadores:
Share |

Todo fim de ano é a mesma coisa. Clubes na disputa pelo título, ou por uma vaga na Libertadores, ou mesmo para fugir do rebaixamento são acusados de oferecer dinheiro a jogadores de outros times para que tenham ‘um incentivo a mais’ para vencer seus adversários diretos. É a famosa ‘mala branca’.

Muita gente acredita que, se o dinheiro extra for para incentivar uma vitória, não há problema ético nenhum. É o que pensam, por exemplo, os técnicos Renato Gaúcho e Estevam Soares. A prática, no entanto, é prevista como corrupção no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e é assim que deve ser, segundo o técnico Zico.

- Quem leva dinheiro para ganhar pode levar para perder também. Eu sou trabalhador para ir para o campo e ganhar. Tenho meu salário no clube para honrar a camisa que eu visto. Se eu estou eliminado ou não, tenho que ir lá e ganhar, não tenho que ajudar nem A nem B. Vai dizer: ‘Nós estamos em uma fase ruim e o dinheiro é bem-vindo’? Que isso? – indigna-se Zico.

A prática, também conhecida como ‘doping financeiro’, é muito antiga no futebol, e o próprio Zico viu acontecer várias vezes, inclusive com times do exterior. Em 81, na campanha da Libertadores, ele garante que sabe de um atleticano que ofereceu dinheiro para times paraguaios vencerem o Flamengo na fase de grupos.

- Mala branca, preta, amarela ou roxa sempre existiu. Agora, concordar com isso é outra coisa. Antes do jogo no Serra Dourada, nós jogamos as duas últimas partidas no Paraguai: contra o Cerro e contra o Olímpia. Se ganhássemos as duas, o Flamengo se classificaria direto. Se ganhasse uma e empatasse a outra, teria um jogo extra contra o Atlético. Nós fomos em um restaurante e tinha dois representantes do Galo lá. Os dois times paraguaios estavam fora, e nós sabíamos que o homem da mala estava lá. Então os caras do Paraguai estavam “alimentados”.

O Flamengo goleou o Cerro por 4 a 2, mas ficou no empate em 0 a 0 com o Olímpia e teve que fazer o jogo de desempate com o Atlético-MG – venceu por 1 a 0 no Maracanã. Zico fez questão de deixar claro que não sabe se o ‘homem da mala’ era mesmo do Galo.

- Não posso dizer que era do Atlético, poderia ser um cara por conta dele, um torcedor, sei lá.

globo

Nenhum comentário sobre “Zico: ‘Quem leva dinheiro para ganhar, leva para perder também’”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão