Esvaziada, São Silvestre vê aposentadoria virar atração em 2008

31.12.08 | Marcadores:
Share |
A ausência de grandes nomes internacionais e do maior nome brasileiro no momento, Marílson Gomes dos Santos, fez a São Silvestre mudar o seu protagonista em 2008. Mais do que a briga pela vitória nesta quarta-feira, a maior atração da 84ª edição da tradicional prova será a aposentadoria de Vanderlei Cordeiro de Lima.

Medalhista de bronze na maratona nas Olimpíadas de Atenas-2004, o fundista descarta qualquer chance de brigar pelo pódio, deve se preocupar mais em fazer festa com o público do que com o resultado na pista, mas mesmo assim tornou-se o protagonista para suprir a falta de nomes notáveis no evento.


Sem o brasiliense Marílson, bicampeão da Maratona de Nova York, e os atuais campeões, os quenianos Robert Cheruiyot e Alice Timbilili, a prova tem apenas dois atletas com conquistas notáveis no currículo: o queniano Evans Cheruiyot, vencedor da Maratona de Chicago-2008, e o brasileiro Franck Caldeira, ouro na maratona nos Jogos Pan-Americanos do Rio e vencedor da São Silvestre em 2006, mas este já garantiu que não chega na melhor forma física à prova.

Fora eles, o único que tem um bom resultado internacional na carreira é o queniano James Kipsang, vice-campeão da Maratona de Berlim-2007, prova que foi marcada pelo recorde mundial registrado pelo etíope Haile Gebrselassie, com 2h04min26s, marca que posteriormente seria melhorada para 2h03min59s pelo mesmo etíope na edição de 2008 da prova alemã.

O esvaziamento de estrangeiros lembra muito a edição de 2006, quando o Brasil ganhou pela primeira vez as duas provas na história com Franck Caldeira e Lucélia Peres, e ainda teve o segundo colocado nos dois eventos e mais o terceiro lugar na disputa masculina. A exemplo daquele ano, a premiação é apontada como um dos fatores para a debandada dos astros internacionais. Em 2008, o campeão receberá em dólares um prêmio 21,5% abaixo do recebido pelo vencedor de 2007.

"Vim porque gosto do Brasil, da seleção brasileira de futebol", define Evans Cheruiyot, que evita dar razões técnicas para sua vinda ao país. Mesmo a maioria dos quenianos que estará na prova é formada por atletas que já costumam disputar eventos no Brasil e até treinam por longos períodos aqui, casos de Nancy Kipron e Nicholas Koech.

Neste cenário, o adeus de Vanderlei Cordeiro acabou ganhando os holofotes da 84ª edição e o atleta foi o mais assediado durante os eventos preparatórios para a prova. Mas o próprio atleta admite que "só irá para participar", pois não se recuperou totalmente da pubalgia (inflamação na região do púbis), que o atrapalha desde maio deste ano. "Sei dos meus limites e realmente não espero nada. Mas, de qualquer forma, será uma prova bastante especial", destaca Cordeiro, que promete festejar com o público e fazer até o conhecido aviãozinho no adeus às competições.


A despedida do único brasileiro a ir ao pódio olímpico da maratona na história emociona os seus companheiros de trabalho, que vêem em Vanderlei um exemplo. "Vanderlei é um exemplo. Quando comecei, eu via ele correndo e sempre pensava que um dia queria ser um grande atleta como ele. Isso foi me dando mais força para poder acreditar que tudo é possível. Ele tem parte do meu sucesso. Não tem dinheiro que pague o que ele fez", explica Maria Zeferina Baldaia, que aliás brigará por um feito na prova feminina.

Ela e Marizete Rezende podem se tornar a primeira brasileira a vencer duas vezes a São Silvestre. Até hoje, cinco atletas diferentes já triunfaram (além delas, Lucélia Peres, Roseli Machado e Carmen de Oliveira). No masculino, Caldeira será o único a entrar na pista como vencedor de edição anterior da tradicional prova paulistana. "Mas desta vez estou bem menos preparado do que naquele ano", acredita o mineiro.
uol

Nenhum comentário sobre “Esvaziada, São Silvestre vê aposentadoria virar atração em 2008”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão