A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) publicou o regulamento do Mundial-2010 e confirmou que o piloto que conquistar o maior número de vitórias no ano será o campeão da temporada, proposta que a entidade tentou implementar para o campeonato de 2009, mas que foi vetada pelas escuderias.
Em março, a FIA estabeleceu a mudança, retirando o sistema de pontos como critério que define o campeão. Como a regra foi estabelecida a menos de 20 dias do início do Mundial-2009, as equipes teriam que aprová-la, o que não aconteceu.
A regra afeta apenas o Mundial de Pilotos, sem alterar o Mundial de Construtores. A ideia da entidade é valorizar o primeiro lugar na corrida e estimular as ultrapassagens.
Os pilotos continuarão recebendo os mesmos pontos por colocação: dez para o vencedor, oito para o segundo colocado, seis para o terceiro e cinco para o quarto, diminuindo um ponto por posição até o oitavo lugar.
O sistema de pontos, no entanto, valerá como critério de desempate para estabelecer o campeão e também definirá as outras posições no Mundial de Pilotos.
Na época que comunicou o novo regulamento, a FIA foi criticada e pressionada pelas equipes. A entidade desistiu de implementar o sistema de vitórias em 2009, mas disse que manteria a mudança para a temporada seguinte.
A entidade presidida por Max Mosley também havia rejeitado a proposta da Fota (associação das equipes) pela mudança na pontuação --os times haviam sugerido que o vencedor de cada corrida recebesse 12 pontos, com nove para o segundo colocado e sete para o terceiro. Do quarto ao oitavo lugar, permaneceria o sistema atual.
Na ocasião, o Conselho da FIA preferiu aceitar a proposta da FOM (Gerência da F-1), comandada por Bernie Ecclestone.
Ecclestone chegou a propor um "sistema olímpico", no qual medalhas de ouro, prata e bronze seriam distribuídas para os três primeiros colocados. O campeão seria aquele com maior número de ouros, como acontece nos quadros de medalhas das Olimpíadas. A ideia, porém, também foi rejeitada.
As propostas de mudança no sistema de pontuação ganharam força após o desfecho do Mundial-2008 da categoria, quando Lewis Hamilton foi campeão mesmo tendo uma vitória a menos do que o vice, o brasileiro Felipe Massa.
folhaonline
Nenhum comentário sobre “FIA confirma que número de vitórias decidirá Mundial-2010 da F-1”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.