Principal competição de clubes da Europa, a Liga dos Campeões teve várias finais inesquecíveis ao longo dos seus 54 anos de história. Inúmeros craques, técnicos renomados e árbitros de gabarito deixaram seus nomes nos livros que contam a história da competição.
Como não dá para citar todas as finais da Liga dos Campeões, selecionamos sete jogos inesquecíveis para ilustrar um pouco das decisões da competição que movimenta os principais clubes europeus. E o duelo entre Manchester United e Barcelona deste ano tem tudo para figurar nesta lista.
1959/60 – Real 7 x 3 Frankfurt
Nesta temporada, o Real Madrid amealhou sua quinta conquista consecutiva de forma incontestável, após aplicar uma sonora goleada de 7 a 3 contra o Eintracht Frankfurt na cidade escocesa de Glasgow. O time do húngaro Puskas (quatro gols) e o argentino Di Stéfano (três) ratificou a fama de um dos melhores da história.
1962/63 - Milan 2 x 1 Benfica
Apesar de ter em seus quadros lendas como Cesare Maldini e Giovanni Trapattoni, quem deu ao Milan o primeiro título de sua história foi o brasileiro José Altafini, mais conhecido como Mazzolla. No mesmo ano, o time italiano encarou o Santos de Pelé na final da Taça Intercontinental, e perdeu em uma melhor de três jogos.
1984/85 – Juventus 1 x 0 Liverpool
Esta partida ficou mais conhecida pelos acontecimentos fora do gramado. Uma tragédia no estádio de Heysel, na Bélgica, causou a morte de 39 torcedores da Juventus após ataques dos hooligans do Liverpool. No jogo em si, a Juventus foi campeã pela primeira vez em sua história com gol de pênalti marcado pelo francês Michel Platini.
1993/94 – Milan 4 x 0 Barcelona
Mesmo comandado por Johan Cruyff e com os craques Hristo Stoichkov e Romário em campo (entre outros nomes), o 'supertime' do Barcelona sucumbiu ao Milan e sofreu uma vergonhosa derrota por 4 a 0. Daniele Massaro (dois), Dejan Savicevic e Marcel Desailly marcaram os gols do time italiano no jogo em Atenas.
1998/99 – Manchester 2 x 1 Bayern
Esta final é considerada por muitos a mais emocionante de todos os tempos, pois o Manchester United perdia até os 45min do segundo tempo. Mas com gols relâmpagos de Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solksjaer (que entraram no decorrer da partida), o time inglês virou o jogo e sagrou-se campeão pela segunda vez na história.
2001/02 - Real 2 x 1 Leverkusen
Com um gol antológico marcado por Zinedine Zidane, o Real Madrid venceu o Bayer Leverkusen e conquistou o título europeu no ano do seu centenário. Foi também a nona conquista da equipe espanhola na história da competição - feito ainda não igualado. Raul (Real Madrid) e Lúcio (Leverkusen) marcaram os outros gols do jogo.
2004/05 – Liverpool 3 x 3 Milan
Nenhum comentário sobre “Jogos inesquecíveis da Liga dos Campeões”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.