Um levantamento detalhado feito por uma empresa de auditoria especializada em clubes de futebol, a Casual Auditores Independentes, revelou nesta semana alguns dados relacionados às receitas dos clubes brasileiros, e que mostram ao torcedor como andam seus times numa comparação entre 2007 e 2008. O estudo teve como base os mesmos critérios utilizados nos últimos quatro anos, do qual só participam clubes que atinjam uma receita bruta anual mínima, além de disponibilizarem os seus relatórios e contas.
Os primeiros lugares do ranking apresentado não tiveram modificações em relação aos últimos dois anos. Tricampeão brasileiro nas três últimas edições do Campeonato Brasileiro, o São Paulo lidera a lista com R$ 160,6 milhões, seguida de perto pelo Internacional, com R$ 142,2 milhões. No decorrer do ranking, poucas alterações, como, por exemplo, a entrada da Portuguesa, que ocupou o lugar do Juventude.
A cada ano os clubes têm gerado cada vez mais receitas, porém, alguns deles não têm obtido sucesso na hora de conseguir mais investimentos e lucros. É verdade que a maioria dos 21 clubes da lista divulgada conseguiu evoluir. Isso pode ser visto no aumento da totalidade da soma das receitas de todos eles. A soma chega a R$ 1,400 bilhão, o que representa uma evolução de 69% nos últimos cinco anos. A média de receitas gerada pelos clubes atingiu os R$ 67,5 milhões, enquanto em 2004 esse número era de R$ 39,9 milhões. O crescimento em relação ao ano de 2007 foi de 6,1%
Dos 21 clubes, 13 deles aumentaram as suas receitas, enquanto oito apresentaram uma redução neste aspecto. Os maiores responsáveis pelo aumento das receitas na comparação entre 2007 e 2008 foram Palmeiras (61%), Portuguesa (279%), Flamengo (32%), Fluminense (69%), Coritiba (152%) e Cruzeiro (21%).
Os clubes brasileiros contam sempre com a venda de jogadores para gerarem receitas para seus respectivos cofres. Mas não foi isso que os ajudou em 2008. Esse item diminuiu no momento de contabilizar os ganhos dos clubes. No entanto, o aumento nas de bilheteira, modalidades amadoras, patrocínios e publicidade, quotização e direitos TV foram suficientes para elevar a quantia em caixa. Agora resta saber se, diante da crise econômica mundial, esses números não cairão nas próximas estatísticas, em 2010.uol
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