Próxima lição da equipe de Dunga: não repetir o roteiro de 2006

30.6.09 | Marcadores:
Share |

Há três anos, o Brasil chegou à Copa do Mundo na Alemanha com status de favorito, depois de conquistar a Copa das Confederações, no mesmo país, e ficar em primeiro lugar nas eliminatórias sul-americanas. Voltou para casa cedo, com derrota nas quartas-de-final e uma série de explicações para o desempenho ruim.

A história vai se repetindo. A equipe de Dunga chegou da África do Sul com o troféu da Copa das Confederações e está em primeiro lugar nas eliminatórias, com a classificação bem encaminhada.

O meia Kaká - um dos sete jogadores que foram campeões no domingo e viveram a decepção em 2006 - é direto ao responder sobre as lições deixadas pelo Mundial na Alemanha. Para ele, os treinos de preparação foram "muito confusos".

- Houve muita euforia, e isso atrapalhou. Temos que repetir a preparação que fizemos aqui na África do Sul, que foi muito legal. Sempre que o Brasil tem tempo para trabalhar, o resultado aparece, mas é preciso controlar o otimismo exagerado - analisou, na África, o jogador do Real Madrid.

COMPARAÇÃO ENTRE 2006 E 2009
Brasil-2006: campeão da Copa das Confederações e líder das eliminatórias, com 63% de aproveitamento
Brasil-2009: campeão da Copa das Confederações e líder das eliminatórias, com 64% de aproveitamento (14ª rodada)
Jogadores em comum: Julio César, Juan, Lúcio, Luisão, Gilberto Silva, Kaká e Robinho

Um dos problemas mais comentados após a eliminação em 2006 foi o clima festivo na preparação do time comandado na época por Carlos Alberto Parreira. Dunga deu a entender que concorda com Kaká, ao ser perguntado sobre os erros daquela seleção.

- Só falamos dos erros da seleção de 2006, mas temos que pensar também nos aspectos positivos. E o que aconteceu ao redor? Será que não prejudicou a seleção?

Gilberto Silva, outro que esteve na Alemanha, tenta pôr em segundo plano a condição de favorito, que naquela ocasião gerou um ambiente de confiança exagerada.

Gilberto Silva pede para time não se iludir

- Não podemos pensar em favoritismo, mesmo porque ainda tem tempo até o Mundial. Mas temos muito a aprender com a Copa de 2006. A cobrança será grande, mas o grupo está preparado. Só não podemos nos iludir e cair no conto do vigário - disse o volante do Panathinaikos-GRE, no desembarque da seleção.

O lateral Daniel Alves, que ainda nem havia vestido a camisa canarinho quando o Brasil caiu na Alemanha, assume outra postura. Afirma que é inevitável o país ser visto como um dos concorrentes ao título e que cabe aos jogadores saber lidar com isso.

- É algo que temos de assimilar. O Brasil sempre vai ser favorito, em qualquer competição. Isso só não pode nos pressionar. Sabemos que hoje em dia o futebol está cada vez mais equilibrado, e um exemplo é a Espanha, que era vista como favorita na Copa das Confederações e foi eliminada por uma equipe não tão forte, como os Estados Unidos. Não podemos nos descuidar em nenhum momento, caso contrário seremos surpreendidos.

globo

Nenhum comentário sobre “Próxima lição da equipe de Dunga: não repetir o roteiro de 2006”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão