LEMBRA DELE? Marcelo Fernandes conta como era duro jogar no Peixe

5.8.09 | Marcadores:
Share |

Ex-zagueiro jogou na época de vacas magras do clube, mas diz que amizades compensaram. Ele também lembra trabalho com Muricy


Marcelo Fernandes, com a camisa 2, comandando o time de Showbol do Peixe

O jovem torcedor do Santos, que tem a oportunidade de participar das visitas monitoradas ao Centro de Treinamento Rei Pelé, Vila Belmiro e Memorial das Conquistas, não faz ideia da situação precária do clube no início da década de 90. O ex-zagueiro Marcelo Fernandes, que chegou ao Peixe em 1991 e ficou até 1995, conhece bem essa história. Se hoje os jogadores contam com salários milionários, um CT moderno, com direito a hotel, modernos equipamentos de musculação e fisioterapia, restaurante e três campos, na época de Marcelo Fernandes, o time tinha de treinar na praia ou no campo de um quartel do exército em São Vicente.

- Às vezes, chegávamos ao 2ª BC (Batalhão de Caçadores) e os recrutas não tinham aparado a grama. Então, voltávamos para treinar no ginásio da Vila - conta, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.

FUTPÉDIA: Veja os números de Marcelo Fernandes no Brasileirão

Marcelo jogou no Peixe em uma época de vacas magras. A falta de estrutura se refletia nos resultados dentro de campo. O time apenas fazia número nos campeonatos que disputava. Dificilmente conseguia chegar sequer a finais de estaduais.

- Hoje em dia, qualquer jogador assina um contrato e ganha R$ 40 mil, R$ 50 mil. Naquele tempo não tinha nada disso - diz.

Time santista de 92: Marcelo Fernandes é o quarto em pé (da esquerda para a direita)

Mas o discurso do ex-zagueiro não tem tom de lamentação, nem de ressentimento. Ele diz que, se não se ganhava tanto dinheiro, nem se podia desfrutar de estrutura, havia amizade. Marcelo Fernandes diz que até hoje ele mantém ótimo relacionamento com os amigos que fez no futebol.

- Eu continuo tendo contato com futebol e vejo que hoje não tem mais amizade. É tudo muito mecânico. A relação é apenas profissional. O pessoal treina, cada um vai para a sua casa e pronto. Quando eu jogava não era assim. Saímos juntos, todos eram amigos, uns ajudavam os outros - diz, citando ex-companheiros do Santos, como Ranielli, Paulinho Kobayashi e Serginho Chulapa, e do Náutico, como Kuki.

Muricy, o melhor



Embora seja santista de coração (quando adolescente era até sócio de uma das principais uniformizadas do Santos), Marcelo Fernandes guarda um lugar especial em sua memória para o Náutico. Atuando pelo clube de Recife, fez parte da campanha que tirou o Timbu de uma fila que já durava 11 anos sem títulos estaduais: a do bicampeonato pernambucano de 2001 e 2002.

Foi lá que Marcelo conheceu Muricy Ramalho. Naquela época, o atual comandante palmeirense começava a se consolidar no mercado como um dos principais técnicos do Brasil (depois foi campeão pelo São Caetano, Internacional e São Paulo).

- Eu sempre falo isso quando me perguntam. Mesmo quando o Vanderlei Luxemburgo estava no auge, eu já dizia que o Muricy era o melhor do Brasil. Claro, o Vanderlei é um grande técnico, mas eu aprendi muito com o Muricy. É um homem de caráter, que não esconde nada, fala o que tem para falar olhando no olho. Hoje, ele está colhendo tudo o que merece.

Showbol



Marcelo Fernandes jogou profissionalmente até 2003. Ele pendurou as chuteiras como jogador do ABC-RN (no mesmo ano, atuou também pela Portuguesa, no primeiro semestre).

Hoje, o ex-zagueiro segue ligado ao futebol. Ele é um dos organizadores do time de Showbol do Santos. A equipe santista, com Marcelo Fernandes como capitão, foi campeã brasileira e do Rio-São Paulo, em 2008, e vice-campeã neste ano.

- Continuo ligado com o futebol e com a bola. Não dá para largar. Só não tenho mais cabelo, mas a vontade de jogar não acaba nunca.

Ficha

Marcelo Faria Fernandes

Nascimento: 20/4/1971, em Santos (SP)

Times: Portuguesa Santista, Santos, Rio Branco-SP, Remo-PA, Botafogo-SP, América-RN, Atlético-MG, Rio Branco-ES, Criciúma-SC, Joinville-SC, Náutico, Portuguesa e ABC-RN

globo

Nenhum comentário sobre “LEMBRA DELE? Marcelo Fernandes conta como era duro jogar no Peixe”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão