Vacilos de Palmeiras e Inter aumentam chances de título do São Paulo para 28%

14.9.09 | Marcadores:
Share |

Antes da 24ª rodada, possibilidade de o Tricolor Paulista ficar com a taça do Brasileiro era de 16%. Matemático analisa o crescimento são-paulino


"O Campeonato Brasileiro tem um líder fraco". A frase é do matemático Tristão Garcia, ao explicar que os resultados dos principais candidatos ao título na 24ª rodada convidaram o São Paulo a entrar de vez na briga. Antes dos jogos do fim de semana, o grupo do técnico Ricardo Gomes somava 16% de chances de conquistar o heptacampeonato. Agora, o percentual é de 28%. Além de ter feito o dever de casa ao bater o Avaí, por 2 a 0, no Morumbi, o Tricolor Paulista contou com a colaboração involuntária de Palmeiras e Internacional, derrotados por Vitória, fora de casa, e Cruzeiro, no Beira-Rio, respectivamente.

Agência/Estado

São Paulo, de Dagoberto e Arouca, foi beneficiado por tropeços de Palmeiras e Internacional na rodada

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro e simule resultados

- O São Paulo fez o dever de casa. É um resultado bom, mas obrigatório. O Palmeiras perdeu fora, que é um mau resultado, e o Inter perdeu em casa, que é péssimo. Beneficiado por isso, o São Paulo se deu melhor. Não era para ter aumentado tanto assim (as chances do São Paulo). A derrota foi um completo prejuízo para o Inter, e o Palmeiras deveria ter pelo menos empatado com o Vitória. O São Paulo entra de vez na luta pelo título. Está completamente aberto graças ao enfraquecimento do líder. O Campeonato Brasileiro tem um líder fraco - disse, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

As possibilidades de Palmeiras e Inter caíram. Os paulistas estavam com 35%, agora têm 32%. Os gaúchos perderam mais: de 37% para 24%, índice que passa a ser menor que o do São Paulo. Tristão explica.

- A média de um campeão, que garante o título, é de dois pontos por jogo. Era para o Palmeiras ter no mínimo 48 pontos na 24ª rodada. É um líder circunstancial. Longe da média, ele está exposto aos perseguidores. Até perdendo o Inter está encostado nele, mas repete o filme de anos anteriores. Em 2005 e 2006, caiu de produção quando mais precisava. Perde em casa, que é o que mais penaliza o time, e não consegue dar um salto de qualidade - frisou.

Chances de título
Palmeiras 32%
Internacional 24%
São Paulo 28%
Atlético-MG 5%
Goiás 5%

Uma vaga aberta para a Libertadores


Tristão mantém os três primeiros como mais cotados para chegar à Libertadores. O detalhe da última rodada é que Atlético-MG e Grêmio aumentaram as chances de brigar pela quarta vaga com o Goiás. O Galo ultrapassou o Esmeraldino em número de pontos. Palmeiras, Inter e São Paulo estão com percentuais altos de chances de classificação.

- Não mudou muito. Tudo indica que os três primeiros vão ficar com as vagas. O outro luta para ir à pré-Libertadores. Está aberta a disputa. O Goiás vem perdendo fôlego, o Atlético-MG vem se recuperando, e o percentual do Grêmio aumentou porque conseguiu finalmente vencer fora de casa - avaliou.

Chances de vaga na Libertadores
Palmeiras 86%
Internacional 80%
São Paulo 82%
Atlético-MG 42%
Goiás 43%
Grêmio 22%
Santos 10%
Avaí 8%
Flamengo 4%

Drama dos cariocas continua

A rodada só não foi pior para Botafogo e Fluminense porque todos os concorrentes na luta para escapar do Z-4 perderam. O empate sem gols no Engenhão não muda em nada a situação da dupla. Segundo o matemático, o risco de pelo menos um time do Rio cair é de 99%. A probabilidade de só um cair está em 37%, enquanto a de dois morrerem abraçados é considerável: 61%.

- O Flamengo se despediu disso - destacou Tristão.

Vale lembrar que o "número mágico" para se livrar da degola continua sendo 47 pontos.

Risco de rebaixamento
20º Fluminense 95%
19º Sport 87%
18º Botafogo 64%
17º Santo André 59%
16º Náutico 48%
15º Coritiba 28%
14º Atlético-PR 18%
13º Cruzeiro 3%

Nenhum comentário sobre “Vacilos de Palmeiras e Inter aumentam chances de título do São Paulo para 28%”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão