Velório de Armando Nogueira emociona parentes e amigos

29.3.10 | Marcadores:
Share |

"Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola”. A frase era apenas uma das imortalizadas por Armando Nogueira que passavam nos enormes telões do Maracanã nesta segunda-feira. Dentro do salão da tribuna de honra do estádio, o corpo do jornalista era velado por familiares e amigos. Emoção e homenagens para um camisa 10 do jornalismo esportivo brasileiro. Aos 83 anos, Armando Nogueira morreu pela manhã, em sua casa, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Há dois anos, ele lutava contra um câncer no cérebro – que lhe roubou primeiro a capacidade de falar e escrever, duas das atividades que mais prezava.

O velório começou às 13h no Maracanã. Uma miniatura de um avião da Força Aérea Brasileira foi colocada ao lado do caixão. Praticante de voos em ultraleves, Armando Nogueira foi o fundador do clube carioca da modalidade e era apaixonado pela aviação. As bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro, do Botafogo e do Acre, estado em que o jornalista nasceu, foram deixadas no salão. Armando Augusto Magalhães Nogueira, mais conhecido como Manduca, filho único de Armando Nogueira, foi um dos primeiros a chegar ao estádio. Aos 55 anos, ele lembrava do pai como carinho e admiração.

Veja as imagens do velório de Armando Nogueira


- Ele pediu autorização para a torre para decolar e não avisou onde vai pousar. as, com certeza, vai ser em um lugar tranquilo e alegre. Tenho certeza de que o grande comandante foi fazer um lindo voo, sem turbulência e num céu de brigadeiros. Nunca tivemos uma relação de pai e filho, foi sempre de amigos. Quando nasci, ele não estava presente. Estava viajando a trabalho. Ele viajava muito, era sempre muito solicitado. E isso despertou em mim o interesse pelo jornalismo. Poucas vezes eu o chamava de pai e ele me chamava de filho. Sempre fomos grandes amigos - disse Manduca, que também é jornalista e atualmente trabalha na Globosat.

Leia também: 'Ele é o mestre de todos nós', diz filho único de Armando Nogueira

Muito emocionado estava o irmão mais velho de Armando Nogueira, Wilson Nogueira. Ele ficou a maior parte do tempo ao lado do caixão recebendo os cumprimentos de quem chegava. Enquanto isso, os telões do Maracanã exibiam sete frases imortalizadas pelo jornalista.

Wilson Nogueira, irmão mais velho, vela o corpo de Armando Nogueira no Maracanã

- Aqui era o endereço dele todo o domingo. O presidente do Botafogo me ligou oferecendo o salão nobre do clube, mas eu disse que o Armando era um cronista de todas as torcidas - completou Manduca.

Letícia, neta de Armando Nogueira, estava com uma camisa do Botafogo, uma das grandes paixões do avô. O ex-jogador Júnior também foi prestar homenagem a quem define como mestre. E lembrou de um conselho que recebeu do jornalista quando começou a carreira de comentarista na TV Globo.

- O Armando me disse uma frase que me marcou muito e eu nunca esqueci. Que eu podia criticar sem ofender e elogiar sem bajular - disse.

Marcelo Barreto: 'Como quem não quer nada, nos brindava com suas pérolas'

O vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, e a jornalista Alice Maria

Enormes coroas de flores não paravam de chegar ao Maracanã vindas de todas as partes. Foram tantas que não couberam na sala em que ocorre o velório. Enquanto isso, João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, lembrava da importância de Armando Nogueira para o telejornalismo brasileiro.

- Ele trouxe um rigor ético e uma qualidade para o texto no jornalismo. Uma pessoa que tirou a TV de uma linguagem radiofônica e criou uma nova maneira de se comunicar com o telespectador. Armando Nogueira escrevia de um jeito quase barroco e não economizava nas palavras, mas criou uma linguagem objetiva para a televisão. Armando deixa para nós uma inspiração, mais do que uma lembrança, uma inspiração - disse.

Leia também: Armando Nogueira foi um dos criadores do 'Jornal Nacional'


O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes anunciaram luto oficial de três dias pela morte “do grande jornalista Armando Nogueira, cujo texto se confunde com os melhores momentos do futebol brasileiro. Um acreano que, na juventude, veio morar no Rio de Janeiro e se transformou em um dos ícones do jornalismo do país”.

Apresentador e editor do Jornal Nacional, William Bonner não poupou elogios ao mestre. O jornalista lembrou que o ex-companheiro influenciou muito na sua carreira profissional.

William Bonner não poupou elogios ao mestre

- Ele é um mestre da escrita, o homem que criou o hoje gigante Jornal Nacional. Sou, sem dúvida, um pupilo dele e todos os dias usamos a herança que ele nos deixou de como se faz um telejornal. O Armando Nogueira foi o homem que abriu as portas para mim na TV Globo e me ensinou a fazer telejornalismo. Tenho uma grande dívida pessoal com ele. Poucos cronistas tiveram tanta paixão quanto ele, um amante do esporte e da palavra - disse Bonner.

Leia também: 'Ele me ensinou a fazer telejornalismo', diz Bonner


Quem também estava bastante emocionado era o empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Ele lembrou das várias viradas de ano que passou ao lado de Armando Nogueira, em Angra dos Reis.

- Ele era um grande contador e fazedor de histórias. Ele era objetivo, mas também não abria mão da preciosidade do texto - disse Boni, que também lembrou o prato predileto do jornalista: bife bouguignon.


Personalidades não paravam de chegar ao velório e falar palavras de carinho para os familiares. Entre eles, o diretor da TV Globo Daniel Filho, os jornalistas João Pedro Paes Leme, Luís Roberto, Luis Carlos Júnior, Boninho e Alice Maria, o produtor musical Luis Carlos Miele, o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, o cronista e escritor Sérgio Cabral.

- Sempre tentei imitá-lo, mas nunca consegui. Era uma figura fantástica - disse Sérgio Cabral, que conheceu Armando Nogueira no Jornal do Brasil, em 1959.

Bruna Nogueira, ex-mulher do jornalista

Com lágrimas nos olhos, Bruna Nogueira, ex-mulher do jornalista, recordava da paixão de Armando Nogueira pelo esporte. Nesta segunda-feira, o Botafogo entra em campo para enfrentar o Boavista, em São Januário, de luto e com uma tarja preta no uniforme. A CBF determinou um minuto de silêncio nos jogos da Copa do Brasil, que vão acontecer no meio da semana.

- Ele era um botafoguense doente, que voltava para casa chorando quando o time perdia - disse.

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, chegou ao Maracanã por volta das 18h.

- Agora há mais um anjo da guarda para tomar conta do Botafogo. Espero que o Armando possa ajudar fazendo que o El Loco marque gols de cabeça, o Jeferson continue santo, o Joel iluminado e o Caio cada vez mais ousado - disse o dirigente.

O corpo de Armando Nogueira será velado no Maracanã até esta terça-feira pela manhã, quando depois segue para o cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O enterro vai ser às 12h.

Lédio Carmona presta uma homenagem: 'Ensinamentos para sempre'

Armando Nogueira deixa um legado de dez livros publicados, todos sobre a sua maior paixão em seus 60 anos de carreira: o esporte. Em “A Ginga e o Jogo”, pela editora Objetiva, Armando dispõe em uma coletânea de 78 textos, confissões, comentários e histórias sobre as 14 Copas do Mundo a que assistiu, desde a de 1954, além de sete Jogos Olímpicos, desde 1980.

A carreira do jornalista inspirou no ano passado a criação do troféu que o homenageia – uma parceria do Sportv com o GLOBOESPORTE.COM – que premia o melhor jogador de cada posição no Campeonato Brasileiro.

globo

Nenhum comentário sobre “Velório de Armando Nogueira emociona parentes e amigos”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão