Marinho Chagas: “Brasil está bem para enfrentar a Holanda”

1.7.10 | Marcadores:
Share |

Por: Danilo Sá


A noite era fria naquela Alemanha ainda dividida em duas pelo Muro de Berlim. Mas, 52,5 mil pessoas deixaram suas casas para assistir a primeira partida entre Brasil e Holanda em uma Copa do Mundo. O dia 3 de julho de 1974 entrava, assim, para a história do futebol. Os brasileiros, campeões quatro anos antes, conheceriam naquela data o lendário “carrossel holandês”. No final, vitória da “laranja mecânica” por 2 a 0 no Westfalenstadium, em Dortmund.

Naquele campo também estava o único natalense a disputar uma partida de Copa do Mundo. O lateral esquerdo Marinho Chagas, eleito o melhor da posição durante o torneio, assistiu aos gols de Neeskens e de Cruyff, aos 5 e aos 20 minutos, respectivamente, do segundo tempo, antes mesmo de receber seu cartão amarelo do juiz alemão Hur Tschenscher.

Nesta sexta-feira, 34 anos depois daquele duelo, a “Bruxa”, como ficou apelidado Marinho na década de 70, reconhece o favoritismo holandês, mas vai torcer muito pelo Brasil. “Acho que o time está bem para o jogo. Como torcedor espero que os brasileiros façam uma boa apresentação e que consigamos a vaga para a semifinal. O Brasil depende de Kaká, a nossa vitória está nos pés dele”, disse Marinho Chagas, com exclusividade ao Deznarede.com.

Nesta sexta-feira, o ex-jogador será homenageado com a medalha de honra ao mérito Felipe Camarão, comenda oferecida pela Prefeitura do Natal. Antes, o melhor lateral esquerdo do mundo em 74 concedeu a entrevista a seguir. Confira na íntegra.


Deznarede - Como o senhor analisa a participação brasileira na Copa do Mundo 2010 até agora?
Marinho Chagas – Na minha opinião o Brasil está bem. Assim como nas outras competições, também não saiu no início e segue para as rodadas decisivas. O Brasil sempre está entre os favoritos, mas acredito que possa surgir uma surpresa nesta Copa; primeiro pelos erros de arbitragem, depois pelas zebras que estão acontecendo. Eu acho que o Brasil está bem, mas a Holanda será um grande teste.

Deznarede – Contra os holandeses, o senhor considera o Brasil favorito?
Marinho Chagas – Acho que a Holanda tem um time melhor e eles sabem os nossos defeitos. Acho que a Holanda é favorita. Mas, como torcedor brasileiro, não tenho como não torcer muito por nossa Seleção. A Holanda tem mais time, mas nem sempre o futebol é resolvido desta forma.

Deznarede – O senhor fez história na lateral esquerda do Brasil. Hoje, o titular da posição, Michel Bastos, é um dos mais criticados pela torcida e pela imprensa. Qual a sua análise sobre o desempenho deste jogador?
Marinho Chagas – Acho que ele está bem, está correspondendo as expectativas. É um jogador muito jovem ainda, que está na sua primeira Copa. Mas o problema é que Dunga não fez um time excepcional e a torcida sabe disso, sabe das dificuldades para ser campeão. Então, o torcedor está receoso com todo o time. Essa Seleção não é como a de 94, por exemplo, que tínhamos no ataque Bebeto e Romário arrebentando em ótima fase.

Deznarede – Há 34 anos o senhor disputava uma Copa do Mundo e era eleito o melhor da sua posição. Como foi ganhar este prêmio?
Marinho Chagas – Chegar naquele tempo, na terra dos alemães, que tinham grandes laterais esquerdos e ser eleito o melhor realmente foi muito bom. Eu, na verdade, não tenho noção, até hoje do quanto joguei. Acho que eu tinha muita criatividade e ousadia para atacar. Eu defendia muito pouco durante a partida e atacava sempre. Não tenho noção do quanto contribui para o futebol. As vezes fico vendo alguns vídeos, já ouvi o Júnior [ex-jogador do Flamengo e atual comentarista esportivo da Globo] dizer que se inspirou em mim. Talvez eu tenha feito alguma coisa pelo futebol brasileiro.

Deznarede – O senhor ainda é lembrado e cumprimentando nas ruas pelos torcedores?
Marinho Chagas – Para falar a verdade, antes eu era mais. Hoje saio sempre com minha mulher, mas de vez em quando aparecem uma ou duas pessoas querendo falar, cumprimentar.

Deznarede – Trinta e quatro anos depois daquela derrota por 2 a 0 para a Holanda, voltamos reencontrá-los de novo nesta sexta. O que mudou no futebol e neste confronto durante este tempo?
Marinho Chagas – Hoje o futebol está modernizado, sem dúvida. Ainda continuam algumas jogadas bonitas, rápidas, de agilidade, mas a tecnologia usada para o esporte evoluiu muito e com isso, claro, a qualidade física dos jogadores também.

Deznarede – Se você fosse Dunga, o que faria para ganhar da Holanda nesta sexta-feira?
Marinho Chagas – Acho que o time está bem para o jogo. Como torcedor, vou torcer muito para que os brasileiros façam uma boa apresentação e que consigamos a vaga para a semifinal. O Brasil depende de Kaká, a nossa vitória está nos pés dele. Mas também precisamos que Júlio César, Lúcio, Luís Fabiano e os demais também joguem da melhor maneira possível.
com informações do portal dez na rede

Nenhum comentário sobre “Marinho Chagas: “Brasil está bem para enfrentar a Holanda””

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão