Uma das possibilidades que o projeto do estádio corintiano prevê para aumentar de tamanho é o uso de arquibancadas móveis. Seriam instaladas para a Copa de 2014 e retiradas depois. Esse pode ser um caminho para a Fifa injetar dinheiro na expansão da arena visando o jogo de abertura. A entidade tem cerca de US$ 250 milhões para gastar em instalações provisórias durante o Mundial.
Essa verba pode ser usada em qualquer melhoria nos estádios que será aproveitada só durante a competição. O São Paulo, por exemplo, estava de olho neste dinheiro para construir um centro de imprensa provisório no Morumbi, entre outras obras exigidas para o estádio de abertura. Mas a disputa por esse dinheiro foi um dos motivos de discórdia entre são-paulinos e o Comitê Organizador Local (COL).
Na África do Sul, além de bancar instalações provisórias, a Fifa ofereceu equipamentos e móveis comprados por ela para esses locais temporários com 50% de desconto aos donos dos estádios, depois do Mundial. Por essa lógica, o Corinthians poderia instalar a arquibancada retrátil para ampliar seus estádio de 48 mil para 65 mil pessoas com dinheiro da Fifa e depois comprá-la pela metade do preço. Jerôme Valcke, secretário-geral da Fifa, disse que tudo que valeu para a África do Sul valerá também para o Brasil.
Oficialmente, o COL mantém o discurso de que a Fifa não colocará dinheiro na construção de arenas. E que está seguro de que o Corinthians conseguirá R$ 180 milhões para aumentar seu futuro estádio.
Ao mesmo tempo, os corintianos insistem que não estão preocupados em receber jogos do Mundial. “Isso é coisa do São Paulo, querer fazer estádio para um bando de caras que diz não a tudo”, afirmou ao blog Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians. “Não sei se aceitaríamos uma arquibancada bancada pela Fifa. Não sei se seria bom para o clube”, completou o dirigente. Ele e Andrés Sanchez continuam afirmando que não colocarão um centavo numa possível ampliação.
Um comentário sobre “Improviso abre brecha para verba da Fifa em Itaquera”
Tá enrolada essa história. Tem muito jogo de bastidores aí.
E se isso ocorrer é piada. Essas arquibancadas móveis deveriam ser colocadas em um estádio público, principalmente um daqueles que virará elefante branco depois.
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.