TOP 5: Jackie Stewart elege os GPs inesquecíveis da carreira na Fórmula 1

22.11.10 | Marcadores:
Share |

Tricampeão relembra seus momentos na maior categoria do automobilismo


top 5 jackie stewart 
Grande rival de Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart é
uma das lendas do automobilismo ainda vivas
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Um dos principais pilotos da Fórmula 1 nas décadas de 1960 e 1970, Jackie Stewart ficou conhecido no Brasil por ser o principal rival de Emerson Fittipaldi, que conseguiu dois títulos em 1972 e 1974, ambos contra o escocês. Apesar da carreira relativamente curta, de apenas nove temporadas, o ex-piloto conquistou três títulos. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, após o GP de Abu Dhabi deste ano, ele elegeu as cinco melhores corridas de suas 100 na categoria.

Stewart guarda na memória, por exemplo, a corrida que ganhou na neblina do Nordschleiffe, o circuito de Nürburgring que passava em meio às árvores da Floresta Negra. Além disso, ele se recorda com carinho das corridas em Monza, palco de dois de seus três títulos.

Confira abaixo a lista do ex-piloto, membro do grupo seleto de oito a serem campeões três ou mais vezes na Fórmula 1.

1 - GP de Mônaco de 1973 (última vitória no principado)
Com um novo túnel e novos boxes, era a primeira vez que o mítico traçado das ruas do principado era modificado. O grid aumentou para 26 pilotos e Stewart marcou a pole position. Na largada, o francês François Cevért assumiu a liderança, mas teve um pneu furado ainda no início. Neste momento, Ronnie Peterson era o primeiro, seguido pelo BRM de Clay Regazzoni, Stewart e Emerson Fitipaldi. O sueco e o suíço tiveram problemas e a liderança caiu no colo do escocês, que passou a duelar com o rival brasileiro. Stewart sustentou a ponta e igualou o recorde de vitórias de Jim Clark, que tinha 25 na ocasião.

2 - GP da Itália de 1965 (primeiro triunfo na Fórmula 1)
A primeira vitória de Stewart na Fórmula 1 foi marcada por um duelo entre quatro pilotos britânicos: além dele, Jim Clark, Graham Hill e John Surtees disputavam a ponta. Clark e Surtees, no entanto, sofreram com problemas mecânicos e abandonaram. O escocês assumiu a ponta com a BRM e era esperado que cedesse a posição para Hill, seu companheiro de equipe. Mas ele escapou na Parabolica, foi na grama e perdeu tempo, deixando o caminho livre para o colega.

3 - GP da Itália de 1969 (primeiro título mundial na F-1)
O primeiro título mundial do escocês veio em uma das chegadas mais apertadas da história da Fórmula 1. Stewart superou o austríaco Jochen Rindt por apenas oito centésimos, após uma corrida muito disputada em Monza. O francês Jean Pierre Beltoise assumiu a ponta na última curva, a Parabolica, mas perdeu tempo e foi ultrapassado por Stewart e Rindt. O escocês superou o rival por poucos centímetros.

4 - GP da Alemanha de 1968 (primeira vitória em Nürburgring)
Disputada em meio à forte neblina no longo e perigoso circuito de Nürburgring, o escocês deu um show. Ele  liderou de ponta a ponta, cruzando a linha de chegada com quatro minutos de vantagem sobre Graham Hill, o segundo. Stewart era chamado de "covarde" por sua briga para aumentar a segurança nas F-1 e provou sua audácia nesta prova.

5 - GP da Itália de 1973 (último título mundial na F-1)
O último título mundial de Stewart não veio com vitória, mas com um quarto lugar no circuito de Monza. Esta seria sua penúltima corrida na Fórmula 1, já que ele se aposentadoria após o acidente fatal do companheiro François Cevért nos treinos para o GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen. O escocês optou por lutar por mais segurança na categoria fora das pistas.

Nenhum comentário sobre “TOP 5: Jackie Stewart elege os GPs inesquecíveis da carreira na Fórmula 1”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão