Ídolo francês, Michel Platini é reeleito e preside Uefa até 2015

22.3.11 | Marcadores:
Share |
O francês Michel Platini foi reeleito nesta terça-feira como presidente da Uefa por aclamação no 35º Congresso da entidade, realizado em Paris. Único candidato à sucessão, o ex-jogador permanece no cargo até 2015.

No evento, Platini agradeceu às 53 federações nacionais presentes, aos membros do Comitê Executivo e aos jogadores que qualificou como "educadores voluntários que trabalham com paixão e amor pelo futebol".

- São heróis da vida cotidiana, sem os quais não haveria Beckenbauer, Cruyff, Zidane e Messi. Pensava que não era tão jovem e que conseguiria controlar as emoções - disse, visivelmente emocionado.

O programa de gestão do francês dá sequência aos pontos que o levaram ao comando da Uefa, há quatro anos. Um deles é o "fair play financeiro", que começa a valer a partir da temporada 2014/2015, permitindo a exclusão das competições europeias de clubes que não tenham equilíbrio financeiro.

Michel Platini e Blatter no encontro da UEFA em Paris (Foto: AP)Encontro de presidentes: Michel Platini (Uefa) cumprimenta Joseph Blatter (Fifa) (Foto: AP)
Platini é adepto da arbitragem por vídeo e, por isso, pretende introduzir cinco colegiados que vão trabalhar com o recurso nas competições europeias. A medida vai ser testada na Eurocopa de 2012 e na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

A promoção das seleções nacionais é outro ponto importante, já que a influência delas foi prejudicada em benefício dos clubes, favorecidos pela importância da Liga dos Campeões. O francês de 55 anos ainda prometeu combater a corrupção no futebol, com ênfase em apostas ilegais.

A votação foi feita por aclamação, mas os representantes das federações poderiam ter optado por uma votação clássica. O ex-atleta foi eleito pela primeira vez em 26 de janeiro de 2007, no congresso de Düsseldorf, na Alemanha, derrotando o então presidente da Uefa, o sueco Lennart Johansson.

Nenhum comentário sobre “Ídolo francês, Michel Platini é reeleito e preside Uefa até 2015”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão