Acolhido pelo Libertad, Cabañas sonha com retorno aos gramados

24.4.11 | Marcadores:
Share |
Salvador Cabañas é um nome que traz más lembranças aos brasileiros. O Brasil, do ex-técnico Dunga, durante as Eliminatórias para a Copa de 2010, e o Flamengo, na Libertadores de 2008, foram algumas das equipes que sentiram o poder de fogo do jogador paraguaio e deram a ele sua fama de carrasco. Mas, hoje, seus gols são apenas lembranças de um ídolo do passado. Um ano e três meses após ter sido alvo de um disparo à queima roupa que alojou uma bala em sua cabeça, Cabañas tenta se reerguer como uma criança que aprende seus primeiros passos, mas que acredita em seu futuro.

- O que mais quero é voltar ao futebol, voltar à seleção. Vestir novamente a camisa 10 do Paraguai seria muito importante - diz o atacante.

Vítima da violência

Em 25 de janeiro de 2010, quando atuava pelo América-MEX, Cabañas foi baleado em uma boate na Cidade do México, capital do país. Câmeras de segurança do bar registraram o momento em que o jogador entrava no banheiro, mas foi a sua última imagem antes de levar um tiro na cabeça.

Depois do incidente, o atacante passou por uma situação de vida ou morte. Em estado grave, conseguiu sobreviver - o que foi considerado um milagre - mas a tentativa de retirar o projétil de sua cabeça não obteve sucesso.

O incidente terminou por afastar dos campos o artilheiro da Libertadores de 2007 e 2008. A seleção paraguaia contava com o atacante para o Mundial de 2010, na África do Sul, e muitos afirmam que a dramática derrota por 1 a 0 para a Espanha nas quartas de final do Mundial teria sido diferente caso Cabañas estivesse em campo

Volta ao Paraguai e nova chance

Em 2011, Cabañas foi acolhido para iniciar sua recuperação no clube paraguaio Libertad. Na sede da capital Assunção, o jogador recebeu a equipe do "Esporte Espetacular" para uma entrevista exclusiva e falou sobre a determinação em voltar a jogar futebol:

- É muito importante estar de volta aqui com minha familia, com minha gente e que estejam me apoiando 100%, estando comingo como sempre. Isso me ajuda muito a meditar um pouco e a pensar por que não me recuperar rápido.

Recuperação médica

Cabañas tem consultas diárias com uma psicóloga em uma rotina que se tornou frequente desde sua alta hospitalar. Há a necessidade de se fazer uma reabilitação neuro-cognitiva, que trabalha aspectos como atenção, memória e raciocínio em todas as áreas do cérebro que foram afetadas. O tiro que levou afetou principalmente sua coordenação motora, visto que a cirurgia pela qual passou não conseguiu retirar o projétil de sua cabeça.

Thomáz Solente, médico responsável pela reabilitação física, diz que Cabañas pode ser comparado a uma criança que precisa aprender tudo de novo. Apesar do desafio, ele conta que todos têm esperança na recuperação:

- Vale a pena ter fé e seguir trabalhando. Não tem como saber se um dia os progressos vão parar, mas agora estamos em progresso e os estudos neuro-cognitivos mostram as melhoras nas condições dele.

O novo clube

No Paraguai, o atacante é idolatrado após ter sido um dos goleadores de sua seleção e é chamado pelo primeiro nome, Salvador, ou pelo apelido, Marechal. O Libertad, por sua vez, ganhou visibilidade mundial fora dos campos após aceitar o jogador. O próprio time vê no ídolo paraguaio uma motivação a mais durante os treinos. Gregorio Perez, técnico da equipe, fala que não é possível medir a alegria de todos ao ver o jogador treinando novamente:

- Somos conscientes de que de alguma forma podemos, humildemente, ajudar em sua recuperação. Para nós é importante, porque além do jogador de futebol está o ser humano.

Para Cabañas, resta apenas agradecer o apoio:

- Estou muito contente, tenho que agradecer ao clube, à comissão técnica e ao presidente, que me deixaram vir e treinar aqui depois de muito tempo.

Em campo, o jogador participa de treinamentos físicos e do rachão, mas ainda está fora dos coletivos e dos treinos táticos, mas aposta que vai voltar, contando com o carinho do povo paraguaio:

- Claro que sim, dentro de pouco tempo vou regressar aos campos, que é o que mais quero

Nenhum comentário sobre “Acolhido pelo Libertad, Cabañas sonha com retorno aos gramados”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão