Médico da seleção das Copas de 94 e 98 morre no Rio aos 78

8.5.11 | Marcadores:
Share |
O ex-médico da seleção brasileira de 6 Copas do Mundo, entre elas 1994 e 1998, Lídio Toledo, morreu na manhã deste sábado no Rio, aos 78 anos.

Toledo foi internado na sexta-feira no hospital Samaritano em razão de problemas cardíacos e insuficiência renal, segundo a assessoria do hospital.

O velório começa às 19h deste sábado no Botafogo. O enterro será neste domingo às 14h, no cemitério São João Batista, que fica no mesmo bairro.

Rafael Andrade-30.mar.2010/Folhapress
O ex-médico da seleção, Lídio Toledo
O ex-médico da seleção, Lídio Toledo 
Além da seleção, o ortopedista também trabalhou no Botafogo e no Vasco.

Toledo protagonizou momentos fortes na equipe nacional, principalmente no Mundial da França, em 98, quando o Brasil foi vice-campeão após perder da França na decisão.

Até o início do torneio, Toledo era considerado um dos poucos intocáveis na comissão técnica.
Após a série de equívocos protagonizada pelo médico e pela sua equipe na França, acabou afastado do cargo.

Além de ter liberado o atacante Ronaldo para disputar a final contra a seleção francesa, após a crise sofrida pelo jogador na concentração, o médico foi o responsável pelo corte do atacante Romário às vésperas do encerramento do prazo de inscrição na competição.

O caso de Romário foi ainda mais eloquente. Quando o atacante chegou à França e começou a ser poupado dos treinos, Toledo disse que ele tinha uma mialgia. ''É apenas uma dor muscular. Em dois ou três dias, ele treina.''

Antonio Gaudério - 4.jun.94/Folhapress
Lídio de Toledo com a seleção em 1994
Lídio de Toledo com a seleção em 1994 
Praticamente sem mudar as palavras, Toledo repetiu esse discurso pelos cinco dias seguintes. Aí, foi feita a primeira ressonância magnética. ''É uma lesão banal. Romário não vai ser cortado'', afirmou. Dias depois, o atacante foi cortado do Mundial.

1994
 
Por outro lado, em 1994, quando o Brasil comandado por Carlos Alberto Parreira foi campeão, Lídio Toledo foi o responsável em manter o lateral Branco na seleção, segundo relatou neste sábado o goleiro reserva Gilmar (hoje empresário de jogadores).
"Copa de 1994 Branco estava para ser cortado, dor nas costas, e ele bancou a todos e disse, eu recupero ele, assumo a responsabilidade,", escreveu Gilmar em sua conta no Twitter. Branco era reserva na equipe e entrou depois de Leonardo ter sido excluído da competição. O ex-lateral foi autor do gol contra a Holanda nas quartas-de-final do Mundial nos Estados Unidos.

"Um abraço a família do Dr.Lídio e sintam sempre orgulho deste grande homem e grande médico, descanse em paz Dr.", completou o ex-goleiro.


Sergio Moraes - 13.jul.1998/Reuters
O médico Lídio Toledo e Ronaldo durante entrevista no hotel na França depois da decisão
O médico Lídio Toledo e Ronaldo durante entrevista no hotel na França depois da decisão
CBF
 
Em nota divulgada às 13h23, a CBF lamentou a morte do médico. Confira abaixo a íntegra:

"O médico Lídio Toledo, tri e tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira nas campanhas das Copas do Mundo de 1970 e 1994, morreu às 11 horas deste sábado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.
Lídio Toledo trabalhou com competência durante muitos anos no Botafogo e era um dos médicos mais identificados com a Seleção Brasileira, tendo partcipado de seis Copas do Mundo: 1970, 1974, 1978, 1990, 1994 e 1998.

O presidente Ricardo Teixeira, em nome dos diretores e funcionários da CBF, manifesta os pêsames pela morte de Lídio Toledo, um médico-símbolo da Seleção Brasileira."


Ormuzd Alves - 13.jul.1998/Folhapress
O médico Lídio Toledo e o atacante Ronaldo depois da Copa do Mundo de 1998, na França
O médico Lídio Toledo e o atacante Ronaldo depois da Copa do Mundo de 1998, na França

Nenhum comentário sobre “Médico da seleção das Copas de 94 e 98 morre no Rio aos 78”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão