O Barcelona, campeão da Liga dos Campeões no último sábado (28) sobre o Manchester United, encanta o mundo com seu futebol de toque de bola e com a genialidade de Lionel Messi. Além da cobiçada taça, o time azul-grená ganhou mais uma honraria: o de ser comparado ao Santos de Pelé e ao Botafogo de Garrincha por Mario Zagallo.
O alagoano, que completará 80 anos em agosto, conversou com o R7 sobre a conquista do Barcelona, após a inquestionável vitória por 3 a 1 diante do poderoso time de Alex Ferguson. Para o ex-ponta-esquerda da seleção brasileira, o melhor time do mundo é inquestionável, mas não imbatível.
- É um time sensacional, que passa o maior tempo possível com a bola. Por isso, é ele que escolhe o que vai acontecer no jogo. O Manchester usava lançamentos e jogadas diagonais, enquanto o Barcelona jogava em bloco, de pé em pé. Mas não são imbatíveis. É preciso um time de categoria e experiente para vencer, com jogadores de decisão, especialmente no ataque, para sair na frente.
Duas vezes campeão da Copa do Mundo como jogador (1958 e 1962), Zagallo afirma que o Brasil de 70, com o qual venceu o Mundial no México como treinador, tem muitas semelhanças com o Barcelona de Xavi, Iniesta e Messi.
- No Brasil de 70 também jogávamos assim, também sabíamos o que fazer com a bola. Era um futebol de toque de bola, cada um sabia onde o outro estava. O Barcelona de hoje dá mais rotatividade ao jogo, não há egoísmo nesse time.
Para Zagallo, o maior trunfo do Barcelona não é o argentino Messi ou outros craques, mas a solidariedade em campo do time, sempre com o objetivo de marcar o gol.
- No time deles, é como se fosse um por todos, ou todos por um. Não tem ninguém querendo aparecer, não tem pressa. Eles chegam ao ataque com a bola no pé, e às vezes só o Messi tenta algo sozinho.
O time da Catalunha reinou de forma absoluta na Europa na temporada 2010-2011, e só perdeu a Copa do Rei para o Real Madrid. Zagallo se diz um fã do futebol azul-grená, mas não o aponta como o melhor da história dos clubes. Grande times do século 20 como Botafogo e Santos também foram absolutos, lembra.
- O time da moda hoje é o Barcelona, como tivemos no passado o Santos de Pelé, ou até o Botafogo. Claro que era outra época, mas todos dominaram seus adversários. Hoje o Barcelona leva vantagem porque tem uma condição física perfeita para o time acompanhar a bola, por causa de seus valore individuais e porque não deixa espaços abertos. São times que sufocam os outros.
Com sete jogadores no seu plantel que foram titulares da Espanha na final da Copa do Mundo, o Barça tem uma folha de pagamento astronômica, completamente incompatível com os clubes brasileiros. Mesmo assim, Zagallo enxerga lições que podem ser aprendidas pelos times nacionais.
- Às vezes eu vejo o Campeonato Brasileiro, e quando um carrega a bola, não chega ninguém, se afastam. É o contrário que precisa fazer. No Barcelona, sempre tem três ou quatro caras onde a bola está. A jogada sai, fica mais fácil, é esse o estilo.
O Botafogo de Garrincha e Zagallo venceu três vezes o Campeonato Carioca e emprestou metade de seu time à seleção brasileira; enquanto o Santos de Pelé foi bicampeão das Américas e Mundial, cinco vezes campeão da Taça Brasil e oito vezes vencedor do Paulistão. Já o Barcelona de Messi domina o cenário europeu, com três títulos da Liga dos Campeões, quatro Espanhóis e um Mundial nos últimos cinco anos.
O “rato cabeludo” de Constantim que cortava a meta de “carrinho”. Uma
viagem pela infância de Simão Sabrosa
-
Simão Sabrosa começou a jogar futebol na Escola Diogo Cão
Uma criança com jeito para tudo o que era desporto, Simão Sabrosa brilhou
no atletismo antes de s...
Há 9 horas
Nenhum comentário sobre “Zagallo se rende ao Barcelona e compara time a Botafogo de Garrincha e Santos de Pelé”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.