River Plate amplia lista de clubes grandes que caíram, mas mira "parceiros" para se erguer

28.6.11 | Marcadores:
Share |
Os torcedores do River Plate ainda tentam acordar do pesadelo. No domingo, eles viram a equipe ser rebaixada pela primeira vez em sua história para a segunda divisão argentina. O empate por 1 a 1 com o Belgrano, no estádio Monumental de Núñez, foi trágico para a torcida, mas outros grandes clubes também já sentiram esta mesma dor.

Pelo mundo, há vários casos de times acostumados a brigar por títulos de primeira linha que já sentiram o gosto amargo de participar da segundona. Seja por problemas extracampo ou por elencos de qualidade duvidosa, eles conseguiram se reerguer após passarem pelo “inferno” de uma divisão inferior.

Os torcedores do River Plate nem precisam ir muito longe para buscar exemplos de superação. No Brasil, tornou-se até comum ver clubes grandes disputando a Série B. Foram os casos de Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético-MG e Grêmio, entre outros.

Mesmo equipes poderosas do futebol mundial já tiveram seus períodos de baixa. Donos de vários títulos nacionais e continentais, Atlético de Madri, Liverpool, Manchester United, Milan e Juventus são alguns dos destaques entre os clubes que deram a volta por cima. Confira:

VEJA ALGUNS DOS CLUBES GRANDES QUE JÁ FORAM REBAIXADOS

ATLÉTICO DE MADRI
Dono de nove títulos espanhóis, o Atlético de Madri amargou o rebaixamento em 1999/2000, quando caiu. Na temporada seguinte, ficou em 4º lugar e ficou outro ano na segunda divisão, da qual foi campeão em 2001/02.
  
MANCHESTER UNITED
Após viver uma grande fase nos anos 60, o Manchester United conheceu um período conturbado na década seguinte. O time, maior campeão inglês com 19 taças, foi rebaixado em 73/74, mas ficou apenas um ano na segundona.
LIVERPOOL
Segundo maior campeão inglês (18 títulos), o Liverpool já disputou a segunda divisão algumas vezes: As quedas vieram em 1892, 1895, 1904, 1942 e 1954 – nesta última, a equipe ficou sete anos afastado da elite.
JUVENTUS
A equipe de Turim, maior campeã italiana (27 taças), foi rebaixada em 2005/06 por seu envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados. A Juventus foi a primeira colocada, mas teve seu título revogado.
MILAN
O Milan também caiu por problemas extracampo. Em 1980, o clube foi rebaixado por sua participação em um escândalo de apostas. O time voltou à elite, mas fez uma péssima campanha e caiu de novo em 81/82
CORINTHIANS
Em 2007, a equipe paulista não resistiu aos problemas fora de campo e um fraco elenco. O empate por 1 a 1 com o Grêmio selou a queda para a Série B, da qual o Corinthians foi o campeão sem dificuldades.
PALMEIRAS
Os palmeirenses sofreram em 2002. A derrota por 4 a 3 para o Vitória determinou a queda da equipe para a segunda divisão. No ano seguinte, porém, o time deu a volta por cima, levou o título da Série B e voltou à elite.
BOTAFOGO
O ano de 2002 também foi de tristeza para o Botafogo, que fez péssima campanha no Brasileiro. A equipe ficou apenas um ano na segunda divisão, perdendo o título do torneio para o Palmeiras.
FLUMINENSE
Não bastou para o Flu ser rebaixado para a segunda divisão. Em 1998, o clube viveu seu pior momento ao cair para a Série C, da qual foi campeão. O time voltou à elite de forma polêmica em 2000, na Copa João Havelange.
VASCO
Mais uma equipe do Rio de Janeiro sentiu a dor de cair para a Série B. O Vasco foi rebaixado após perder para o Vitória por 2 a 0 em 2008. O calvário na segundona durou apenas um ano, e o clube alvinegro saiu dele com a taça.
GRÊMIO
Rebaixado após péssima campanha em 2004, o Grêmio voltou à elite com direito a uma das passagens mais épicas de sua história. A vitória por 1 a 0 contra o Náutico entrou para a história como a “Batalha dos Aflitos”
ATLÉTICO-MG
Em 2005, o empate sem gols com o Vasco selou a queda do Atlético-MG. Com grande apoio de sua torcida, a equipe mineira conquistou o título da Série B no ano seguinte e retornou à primeira divisão.

Nenhum comentário sobre “River Plate amplia lista de clubes grandes que caíram, mas mira "parceiros" para se erguer”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão