Fifa vai usar passaporte biológico na Copa-14

25.5.12 | Marcadores:
Share |

A Fifa realizará um controle antidoping por meio do passaporte biológico dos jogadores na Copa-2014.
Os atletas serão testados com frequência para verificar se há variações significativas em seus sangues ou urina que indiquem doping, independentemente da presença de substância proibidas em seus corpos.

Essa fiscalização será adotada nos Jogos de Londres, os primeiros que terão esse tipo de controle. O Mundial do Brasil será a estreia dessa verificação na competição mais importante do futebol.

"O passaporte biológico consiste em dois elementos, hematológico, no sangue, e exame da urina. Tem que ter várias exames seguidos. Então, você pode ser suspeito. Terá de fazer a três e quarto", disse o chefe do escritório médico da Fifa, Jiri Dvorak.

Já foram feitos testes de tipo no Mundial de Clubes da Fifa, com clubes como o Barcelona e o Santos.

Outras questões discutidas no congresso médico da Fifa foram as mortes em campo por parada cardíaca. Segundo levantamento da entidade, foram 84 jogadores mortos nos últimos cinco anos.

Proporcionalmente, o número não é considerado alto pelos médicos da Fifa. Mas são discutidas medidas como a obrigação de uso de desfibriladores em todos os jogos e exames prévios, conceitos já aplicados em grandes competições e em todas da Fifa.

Outro item na pauta foi o excesso de jogos. Pela recomendação médica, jogadores não deveriam atuar mais de 60 vezes por ano.

"Temos uma briga interna entre os médicos e o comercial. Eles querem mais jogos, nós queremos menos jogos", afirmou o presidente da comissão médica da Fifa, Michel D´Hooge, que admitiu perder quase todas as batalhas.

Nenhum comentário sobre “Fifa vai usar passaporte biológico na Copa-14”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão