É CAMPEÃO! GOIÁS VENCE JOINVILLE POR 2 A 1 E CONQUISTA TÍTULO DA SÉRIE B

24.11.12 | Marcadores:
Share |

O torcedor do Goiás já pode soltar o grito. O acesso já estava garantido, mas os esmeraldinos queriam voltar para a elite do futebol brasileiro em grande estilo. Faltava um ponto para que o grito de “campeão” pudesse ser ecoado. Não falta mais. No Serra Dourada lotado, a equipe comandada por Enderson Moreira fez mais que o suficiente. Com a vitória por 2 a 1, de virada, contra o Joinville, os goianos chegaram aos 78 pontos e conquistaram o título da Série B pela segunda vez – a primeira foi em 1999.
O gol da vitória foi marcado por Iarley, já no fim do segundo tempo. Lima, para o JEC, e Walter, para os donos da casa, já haviam balançado as redes no primeiro tempo. Com apenas duas derrotas no segundo turno, o Goiás fecha com chave de ouro uma das melhores temporadas de sua história. Rebaixado em 2010, o time fez campanha modesta no ano passado e passou longe do acesso. Em 2012, porém, voltou a ser campeão goiano, ficou entre os oito melhores na Copa do Brasil e conquistou mais um título brasileiro.
O Joinville, que chegou a figurar no G-4 por várias rodadas, termina a competição em sexto lugar, com 60 pontos. A campanha pode ser considerada satisfatória, já que a equipe catarinense subiu no ano passado para a segunda divisão. O time concentra suas forças agora na Copa Santa Catarina, torneio que vale vaga na Copa do Brasil.
Susto no Serra Dourada
O empate bastava para que a equipe goiana fosse campeã, mas, seguindo as orientações do técnico Enderson Moreira, o time alviverde entrou mais ligado em campo e começou melhor. Artilheiro do Goiás na Série B, o atacante Walter se mostrou disposto a encerrar a competição com brilhantismo. Logo aos quatro minutos, fez boa jogada pela direita e cruzou. A defesa catarinense afastou o perigo.
Walter empata para o Goiás contra o Joinville (Foto: O Popular)Walter comemora gol contra o Joinville (Foto: O Popular)
Os visitantes passavam a impressão de que não dariam muita importância ao duelo. Afinal de contas, além de não ter mais chances de conquistar o acesso, a equipe do técnico Artur Neto ainda participa de um torneio paralelo no seu estado.
Enquanto tentava se acertar em campo, o Joinville era pressionado e via o adversário cada vez mais perto do primeiro gol. O defeito do Goiás era a insistência em construir jogadas pelo meio-campo. Em mais uma delas, Thiago Mendes deu passe em profundidade para Renan Oliveira, que dominou na área e cruzou alto, para trás. O próprio Thiago pegou de primeira, por cima do gol.
A nova oportunidade perdida pelos donos da casa foi suficiente para o Joinville abrir o placar e dar toques de dramaticidade na rodada final. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio, o meia Willian acertou belo chute de primeira, sem deixar a bola cair no gramado. Harlei se esticou todo, a bola ainda bateu no travessão e sobrou para Lima, livre, abrir o placar: 1 a 0.
Com a derrota parcial, o Goiás dependeria do resultado do jogo entre Avaí e Criciúma para ficar com o título. A situação deixou o time nervoso, e quase o JEC ampliou o marcador. Carlos Alberto fez ótima tabela com Cristian e ficou na cara do gol. O goleiro do Goiás defendeu bem, e Lacerda afastou o perigo. O susto acordou o líder da Série B, que também recorreu a seu artilheiro para ficar em situação tranquila.
Empate, virada e alívio do Goiás
Aos 23, Walter recebeu de fora da área, limpou para o pé direito e soltou uma bomba, no ângulo de Ivan: 1 a 1. Com o belo gol, a torcida já ensaiava os primeiros gritos de "campeão". Os esmeraldinos chegaram a virar a partida em lance confuso, anulado pela arbitragem. Aos 35, Renan Oliveira rolou para Ramon, que apenas empurrou para o fundo das redes. No primeiro momento, árbitro e assistente validaram o gol. No entanto, dois minutos depois, após muita reclamação por parte do Joinville, o juiz Marcos André Gomes da Penha (ES) anulou marcando toque de mão de Renan Oliveira na origem da jogada.
Iarley gol Goiás (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Iarley vira jogo e faz a festa no Serra Dourada (Foto: Carlos Costa / Futura Press)
Àquela altura, porém, a situação da equipe goiana era muito confortável. Além de já ter empatado a partida, o Criciúma, única equipe que poderia lhe tirar o título, perdia para o Avaí. O Tigre catarinense teria de virar o jogo e ainda torcer por uma derrota do Goiás para ser campeão. Com este cenário favorável, o Esmeraldino voltou para o segundo tempo com a mesma formação e demonstrou a segurança que havia faltado em parte da etapa inicial.
O Goiás teve boas oportunidades para virar o jogo logo no início do segundo tempo. Aos três minutos, Vítor saiu livre pela direita e chutou cruzado. O lateral tinha a opção de tocar para Walter, que estava livre no centro da área. Pouco depois foi a vez de Renan Oliveira aparecer. O meia chutou com força, da intermediária, nas mãos de Ivan. Assim como no início do primeiro tempo, os goianos transformaram os ataques em forte pressão.
O lateral-direito Vítor, que havia perdido boa oportunidade minutos antes, tentou surpreender o goleiro do Joinville e chutou direto em vez de cruzar para o centro da área. Ivan foi pego no contrapé, mas se recuperou a tempo de voltar e praticar grande defesa. Quem também tentava deixar sua marca era Ricardo Goulart. O jovem meia de 21 anos, goleador máximo do Goiás na temporada, com 25 gols, chutou de esquerda, aos 15 minutos, e viu Ivan praticar outra grande defesa.

E, quando o jogo caminhava para o empate, o atacante Iarley, de 38 anos e ídolo da torcida esmeraldina, fez o gol da vitória após aproveitar cruzamento de Vítor aos 38 minutos. Era o que faltava para a festa ficar completa!

Nenhum comentário sobre “É CAMPEÃO! GOIÁS VENCE JOINVILLE POR 2 A 1 E CONQUISTA TÍTULO DA SÉRIE B”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão