O Palmeiras conseguiu o que queria: venceu o Central, em Caruaru (Pernambuco), por diferença mais que necessária para eliminar o jogo de volta (5 a 1), se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil e terá tranqüilidade para se preparar para o início das semifinais do Campeonato Paulista. Kléber, Valdivia, Martinez e Alex Mineiro (2) marcaram os gols que garantiram a vitória e a vaga para o Verdão.
Ciente de que tinha um elenco melhor – um dos mais badalados do futebol brasileiro –, o técnico Vanderlei Luxemburgo quis logo ir para cima dos pernambucanos. E mostrou isso antes mesmo de a partida começar. No lugar de Alex Mineiro, Luxa escalou Denílson para dar velocidade ao ataque.
NA PRÓXIMA FASE (OITAVAS-DE-FINAL) | |||
Sport-PE ou Brasiliense-DF |
Mas, nos primeiros minutos, quem mostrou ofensividade foi o dono da casa. Antes dos dez minutos, o Central teve duas chances claras de inaugurar o marcador. Numa delas, Pierre salvou em cima da linha. Só que não demorou muito para o Verdão equilibrar o jogo e logo tomar conta do duelo.
Aos 18 minutos, Leandro, que se deslocou da esquerda para a direita, fez boa jogada e acertou a trave. No rebote, Kléber completou para a rede. Ainda suspenso no Paulistão por mais uma rodada – ele pegou três jogos por dar uma cotovelada no rosto do zagueiro são-paulino André Dias no clássico –, Kléber estava liberado para atuar na Copa do Brasil. E quis mostrar serviço.
Depois do gol, o Palmeiras aumentou a pressão. Aos 36 minutos, Kléber carimbou novamente a trave. Aos 42, Valdivia foi melhor na pontaria e, de cabeça, marcou 2 a 0 ao aproveitar cruzamento de Granja.
Na volta do intervalo, o jogo ficou mais aberto. O Central se arriscou para tentar empatar ou pelo menos diminuir o placar e forçar a partida de volta em São Paulo. Em compensação, sobrou espaço para o Verdão aproveitar. Aos 11 minutos, foi a vez de a torcida local comemorar – minutos antes, o árbitro já tinha anulado um gol dos pernambucanos: Williams cobrou escanteio, a bola saiu a meia altura, desviou no seu trajeto e entrou no gol de Marcos.
A pressão passou então a ser do Central. Percebendo o perigo, Luxemburgo mexeu: substituiu Denílson e o apagado Diego Souza por Alex Mineiro e Martinez. O jogo ficou igual, com chances seguidas para os dois lados – a melhor delas foi desperdiçada por Valdivia.
Mas, outra vez, o Palmeiras se achou em campo. Graças, principalmente, à atuação de Martinez e aos gols de Alex Mineiro. Aos 35 minutos, em linda cobrança de falta, o meia colocou a bola no ângulo de Davi. Já seria o suficiente, mas o Verdão queria mais. Aos 40, Martinez tentou invadir a área e foi derrubado. Alex Mineiro bateu o pênalti, com direito à paradinha, e ampliou. Aos 43, foi a vez de Valdivia sofrer falta na área. De novo, Alex Mineiro. De novo, paradinha. De novo, gol de pênalti: 5 a 1.
A intenção inicial era ganhar. Mas conseguimos eliminar o jogo de volta. Melhor assim... Kléber, atacante do Palmeiras, autor do primeiro gol |
Na próxima fase da Copa do Brasil, o rival palmeirense sairá do confronto Brasiliense x Sport. No jogo de ida, também nesta quarta, o Leão venceu por 2 a 1 no Distrito Federal. A decisão da vaga será na próxima semana, em Recife. Enquanto aguarda, o Verdão se prepara para as semifinais do Paulistão. Já classificado, o time de Luxemburgo ainda enfrentará o Barueri, neste domingo, pela última rodada. Depois, terá uma semana livre para se preparar para o mata-mata rumo à decisão do título estadual.
CENTRAL 1 X 5 PALMEIRAS | ||
Davi Celso Humberto Bebeto Vital Williams Moacir Edu Chiquita (Alanzinho) Doda (João Neto) Cláudio Leonardo (Márcio) T.: Marcelo Vilar | Marcos Elder Granja Gustavo Henrique Leandro Pierre Leo Lima Diego Souza (Martinez) Valdivia Kléber (Jorge Preá) Denílson (Alex Mineiro) T.: V. Luxemburgo | Gol: Kléber, aos 18, e Valdivia, aos 42 minutos do primeiro tempo; Williams, aos 11, Martinez, aos 35, Alex Mineiro, aos 40 e 43 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Leandro e Leo Lima (P). Cartão vermelho: Humberto (C) Árbitro: André L. de Freitas Castro (GO) Auxiliares: Lourival Cândido das Flores (RN) e Eduardo Lincoln Neves (RN) Data: 2/4/2008 Estádio: Lacerdão, em Caruaru (PE) |
Nenhum comentário sobre “Verdão faz cinco no Central e se classifica”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.