Série D traz mudanças ao STJD

31.8.08 | Marcadores:
Share |


Na última segunda-feira, dia 25 de agosto, a Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário da próxima temporada do futebol nacional, tendo como novidade a criação do Campeonato Brasileiro da Série D, composto de 40 clubes, enquanto as três primeiras divisões contarão com 20 clubes cada. Mas além das equipes de futebol, quem já começa a se movimentar para se adequar à nova realidade é o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Cientes da maior demanda de trabalho, – apesar da diminuição do número de equipes se somadas as quatro divisões, em 2009 acontecerão mais partidas – os membros do STJD acreditam que será necessário o aumento de Comissões Disciplinares e a chegada de novo integrantes no quadro do Tribunal.

“Não há duvidas de que, em razão da forma de disputa da Série C, haverá um aumento de volume de trabalho. A gente sente que as Comissões estão bastante atribuladas com o serviço já existente. Eu acredito que será criada mais uma Comissão Disciplinar. O Tribunal já deliberou sobre isso e foi antecipada essa necessidade”, disse o Dr. Alexandre Quadros, Auditor do Pleno do STJD. Para ele, também precisarão ser resolvidas questões de ordens estruturais, como a definição dos dias de Comissão, já que todos os dias da semana já estão tomados, além do aumento do número de funcionários na secretaria do órgão.

A CBF ainda não divulgou datas para a disputa da Série D, nem sua fórmula de disputa, assim como da Série C, que terá seu número reduzido de 64 para 20 clubes. Para o diretor da Diretoria de Competições da CBF, Dr. Virgílio Elísio, a preocupação maior para o novo módulo do futebol nacional foi com a parte financeira das equipes. “Acredito que até o final de outubro vamos ter o calendário da Série D. Pensando principalmente nos baixos custos para os clubes, pois são eles irão arcar com as despesas de deslocamento. A competição será regionalizada com a formação de grupos. Estamos confiantes de que será uma divisão bem organizada, assim como as demais”, concluiu em entrevista ao Justicadesportiva.

Na Justiça Desportiva, quem sofrerá o maior impacto com a chegada da Série D será a Procuradoria do STJD, já que o número de denunciados também irá crescer. Para o Procurador-Geral do órgão máximo do judiciário do desporto nacional, Dr. Paulo Schmitt, novos procuradores serão integrados. “Assim que iniciada a Série D, ou próximo ao final deste ano, a Procuradoria deve remeter ao Tribunal Pleno a indicação para a homologação de pelo menos mais quatro membros, em função da maior demanda que certamente virá”, disse.

Quem pode compor a nova divisão é o Santa Cruz. Depois de revelar grandes nomes como o jogador Rivaldo, o clube passa pior fase de toda a sua história. Eliminado na fase inicial da Série C, o clube de Pernambuco corre risco de cair para a Série D. A situação é coplexa, mas o Tricolor ainda tem uma chance remota de não ser rebaixado. Para isso, precisa vencer o Salgueiro e torcer por uma derrota do Campinense na próxima rodada. Além disso, tem que ficar entre os quatro melhores terceiros colocados, de 16 grupos.

uol

2 Comentários sobre “Série D traz mudanças ao STJD”

Jogo Aberto disse...

série D nada haver, é por causa que o santa ta indo pra D, ai botaram a serie D.

nada haver mesmo

Arthur Virgílio disse...

Eu já acho que o Brasil tem espaço até para a Série E.

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão