Impasse: Fifa pede rebaixamento do gramado, e Inter diz que é impossível

14.10.10 | Marcadores:
Share |
Ao negar o projeto de financiamento próprio apresentado pelo Inter para as reformas do Beira-Rio, a Fifa pode não ter dado a pior das notícias ao clube gaúcho. Complicado mesmo é cumprir outra exigência da entidade que comanda o futebol mundial. O pedido de rebaixamento do gramado do Beira-Rio deixou a diretoria colorada preocupada. E por um simples motivo: o clube gaúcho diz ser impossível fazer a obra.
O nome do estádio colorado diz tudo. Ele fica na beira do rio Guaíba. O espaço onde está o Gigante foi aterrado para que ele pudesse ser construído ali. Em um resumo simplista, o Beira-Rio foi erguido em cima da água. Com isso, a margem para obras desse tipo é quase nula. A Fifa pede que o campo seja rebaixado em 1,5 metro. Se o Inter fizer isso, colocará seu gramado no meio de um lençol freático, alega o clube.
O Colorado busca alternativas. Emídio Marques Ferreira, o vice-presidente de Patrimônio do clube, lembra que o Inter elevará as arquibancadas inferiores para a Copa de 2014. Como a exigência da Fifa é por uma questão de visibilidade do público, o Inter alegará que o problema será resolvido. Além disso, o clube sugere repetir uma medida da Copa de 2010, na África do Sul.

- Estamos discutindo isso há algum tempo, e tínhamos descartado o rebaixamento do gramado. Estamos conversando, chegando a um denominador comum. No Soccer City (em Joanesburgo, onde foi realizada a final do Mundial), que foi um estádio novo, não um estádio construído há 40 anos, eles não usaram as cinco primeiras fileiras. Eu vi isso. Fiz até fotos – disse Emídio Ferreira.

De fato, o Inter já colocou até um molde no Beira-Rio, atrás de um dos gols, com uma estrutura que simula as futuras arquibancadas. E a visibilidade realmente é melhor. A questão é se a Fifa aceitará. Caso a entidade relute em topar a sugestão colorada, o estádio vermelho correrá sério risco de ser retirado da Copa de 2014.
retirada dos assentos do anel inferior do estádio Beira-RioClube retira assentos para obra de elevação das arquibancadas (Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)
Apesar de não querer rebaixar o gramado (e de considerar inviável realizar a obra), o Inter vai acrescentar o item em seu novo orçamento da reforma. A ideia é dar sinais à Fifa de que o clube está disposto a cumprir todas as exigências. Enquanto isso, a diretoria trabalhará nos bastidores para tirar a ideia da mente dos integrantes do Comitê Organizador Local da Copa.

- Faremos um novo orçamento já com o valor necessário para o rebaixamento do gramado. E aí vamos conversando, vendo o que podemos fazer – afirmou Pedro Affatato, 1º vice-presidente e também vice de Finanças do Inter.

O orçamento inicial é de R$ 150 milhões, e o Inter tem a garantia de R$ 65 milhões, fruto da venda dos estádio dos Eucaliptos e da negociação de suítes do Beira-Rio. O Inter pretendia bancar todo o valor com recursos próprios, mas a Fifa não aceitou. Assim, terá que encontrar um parceiro – uma empreiteira, provavelmente. Na semana que vem, serão intensificadas as conversas com o Comitê Organizador Local. O clube, publicamente, se diz convicto de que sediará a Copa. Mas já corre um temor, entre os colorados, de que a Fifa prefira a Arena, novo estádio a ser construído pelo Grêmio.

Nenhum comentário sobre “Impasse: Fifa pede rebaixamento do gramado, e Inter diz que é impossível”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão