Depois de quatro anos, o time B do Corinthians vai ser reativado para a disputa da Copa Paulista, a partir de julho. Os jogos da equipe vão ser disputados em Guarulhos (Grande São Paulo), no campo do Flamengo, clube que disputou a Série A-3 deste ano com jogadores da base corintiana e comandado pelo técnico e ex-jogador colombiano Rincón.
O Corinthians B está no Grupo 4 da competição --ao lado de Juventus, Taboão da Serra, Taubaté, Grêmio Osasco, Pão de Açúcar, Paulista, São Bernardo e São José-- e tem a estreia prevista para o dia 17 de julho, diante do São José, em 'casa'.
A Copa Paulista dá, ao campeão, vaga na Copa do Brasil de 2012. Se o vencedor for um clube que já esteja garantido na competição nacional --como pode ser o caso do Corinthians-- a vaga fica para o vice.
Ainda não está definido se o clube vai utilizar jogadores da base (sub-20) ou os profissionais. O mais provável é que seja feito uma mescla entre as revelações e os atletas que forem pouco ou nada aproveitados pelo técnico Tite no Campeonato Brasileiro.
O treinador também não foi definido. Narciso, que foi técnico da base do Santos nos últimos três anos e deixou o clube após a disputa da Copa São Paulo de Juniores deste ano, seria uma opção.
O ex-volante santista foi contratado pelo Corinthians na última semana para integrar o departamento de futebol amador, mas não confirma qual cargo vai ter.
Outra opção seria Zé Augusto, que está no Corinthians desde 2007, e comandou a equipe de juniores na última edição da Copa São Paulo.
HISTÓRICO
O time B do Corinthians foi criado em 2001 para a disputa da extinta Série B-3 do Paulista. Logo no primeiro ano conquistou a taça e o acesso para a B-2 (também extinta). Em 2003, a equipe teve suas atividades suspensas, mas foi reativado no ano seguinte.
Entre 2004 e 2007 disputou a Copa Paulista, quando ela ainda era conhecida como Copa Federação Paulista de Futebol. O melhor desempenho foi em 2004 e 2006, quando chegou até as quartas de final e foi eliminado por Ituano e Bragantino, respectivamente.
No final de 2007, a equipe foi extinta pelo presidente Andres Sanchez, que acabara de ser eleito para substituir Alberto Dualib em um mandato tampão.
Na época, Sanchez nomeou Cilinho como coodernador técnico das categorias de base e partiu do ex-treinador de São Paulo e Corinthians a sugestão para encerrar o time B.
Jogadores como o goleiro Júlio César e o atacante Dentinho (recém-negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia) já jogaram na equipe B. Além deles, os meias Lulinha (Bahia) e Willian (Shakhtar), os zagueiros Betão (Dínamo de Kiev, da Ucrânia) e Anderson (Santo André), o lateral direito Coelho (Karabükspor, da Turquia) e o ex-jogador Vampeta (atualmente treinador do Grêmio Osasco) também defenderam a equipe B corintiana.
RIVALIDADE
O Palmeiras B também vai disputar a Copa Paulista, competição que, a exemplo do rival, não participa desde 2007. A diferença é que equipe B do Palmeiras, pioneira no Brasil (começou em 2000), nunca teve suas atividades interrompidas.
O time alviverde está no Grupo 3 da Copa Paulista, com Inter de Limeira, Itapirense, Ituano, Red Bull, Rio Branco, São Bento, União Barbarense e XV de Piracicaba. A estreia também vai ser no dia 17 de julho, diante do Red Bull, em Campinas.
Corinthians e Palmeiras podem se encontrar na próxima fase, que também será dividida em grupos com os quatro melhores de cada chave na primeira fase. O clássico entre os times B, contudo, não seria inédito. Em 2005, foram dois jogos. No Parque São Jorge, o time alvinegro venceu por 5 a 0. No Parque Antarctica, as equipes empataram por 3 a 3.
Nenhum comentário sobre “Corinthians reativa time B e vai mandar jogos em Guarulhos”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.