Corinthians tem vantagem contra Santos em finais

14.5.11 | Marcadores:
Share |
Corinthians e Santos decidem neste domingo, a partir das 16h, na Vila Belmiro, o título da 110ª edição do Campeonato Paulista. O time da capital briga pelo 27º título estadual, enquanto a equipe da baixada busca a 19ª conquista. Na história do confronto, que iniciou em 1913, contudo, são poucas finais.
Ronaldo comemora com o Corinthians em 2009; Robinho e Diego vibram com o Santos em 2002. Clique na foto e veja galeria  

A mais recente foi disputada em 2009 e também era válida pelo estadual. A lembrança é positiva para os corintianos. O time comandado por Mano Menezes (hoje na seleção) venceu o primeiro jogo por 3 a 1, na Vila --gols de Chicão e Ronaldo (duas vezes) para o Corinthians e contra de Felipe--, e empatou o segundo por 1 a 1, no Pacaembu. Kléber Pereira, de pênalti, e André Santos marcaram.

Em 2002, os clubes se enfrentaram pela primeira vez na final do Campeonato Brasileiro. Foram dois jogos no Morumbi e duas vitórias do Santos (2 a 0 e 3 a 2), que contava com Robinho, Diego, Elano e Léo --estes dois estão na final deste ano. O time santista era treinado por Emerson Leão, enquanto a equipe da capital paulista era comandada por Carlos Alberto Parreira e contava com Vampeta, Gil, Deivid e Guilherme.

Oito anos antes, os times se encontraram na final da extinta Copa Bandeirantes. O torneio, que antecedeu o Brasileiro-1994, ganhou destaque por classificar o campeão para a Copa do Brasil-1995, que teve o Corinthians como campeão.

Antonio Gaudério/Jorge Araújo/Folhapress
Viola comemora a Copa Bandeirantes; Serginho Chulapa e Toninho Carlos vibram com o Paulista de 1984; clique na imagem e veja galeria
Viola (à esquerda) comemora a Copa Bandeirantes de 1994; Serginho Chulapa e Toninho Carlos vibram com o Paulista de 1984; clique na imagem e veja galeria 
Os dois jogos foram no Morumbi. A equipe do Parque São Jorge venceu o primeiro jogo por 6 a 3 --gols de Wilson Mano, Tupãzinho, Marcelinho, Viola (duas vezes) e Marques, Cerezo, Macedo e Neizinho descontaram-- e empatou o segundo por 1 a 1 --Gralak e Demetrius marcaram--, ficando com o título.
Em 1962, os times disputaram a final da Taça São Paulo, um torneio eliminatório, nos moldes da Copa do Brasil, que reunia as principais equipes do estado e foi disputado durante a Copa do Mundo daquele ano. Na primeira partida, no Parque São Jorge, o Corinthians venceu por 3 a 1. No jogo de volta, na Vila, empatou em 3 a 3. Pelé não participou dos jogos desta competição e o time santista utilizou uma equipe mista.

CAMPEÃO SEM FINAL
Se o Corinthians leva vantagem em confrontos com final (3 a 1), o Santos leva vantagem quando a disputa é por pontos corridos. São cinco títulos santistas contra dois do rival.


Folhapress/Efe
Duas decisões entre Santos e Corinthians em 2002 e 2009; clique na foto e veja galeria
Duas decisões entre Santos e Corinthians em 2002 e 2009; clique na foto e veja galeria
Em 1984, os clubes disputavam a liderança, com 54 e 55 pontos, respectivamente. Na última rodada, se enfrentaram no Morumbi e o jogo ganhou o status de 'final'. O time da Vila venceu por 1 a 0, gol de Serginho, e conquistou seu 15ª estadual.

Situação parecida aconteceu em 1955, 1962 e 1968. Todos esses anos o estadual foi disputado no sistema de pontos corridos e a equipe litorânea ficou com a taça. Em 1928 e 1929, a situação se inverteu, com o Corinthians campeão e o Santos vice.

Em 1963, na disputa do Torneio Rio-São Paulo, também no sistema de pontos corridos, o Santos ficou com o título e o Corinthians foi vice.

Nenhum comentário sobre “Corinthians tem vantagem contra Santos em finais”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão