Espanhol, Inglês e Italiano têm últimas definições

14.5.11 | Marcadores:
Share |
Neste fim de semana, três dos principais campeonatos nacionais da Europa podem definir os últimos classificados para a Copa dos Campeões e para a Liga Europa da próxima temporada, além dos rebaixados. Espanha e Itália já têm seus campeões definidos, Barcelona e Milan, respectivamente, enquanto na Inglaterra o Manchester United está a um empate do título. Já a Alemanha define os últimos rebaixados, enquanto Portugal será encerrado oficialmente.

Confira a situação em cada campeonato:

NA ALEMANHA
Neste fim de semana será disputada a 34ª e última rodada. Já foram definidos o campeão, os três representantes do país na Copa dos Campeões da próxima temporada e os dois representantes da Liga Europa. Uma equipe já foi rebaixada, mas falta definir os outros dois rebaixados

Campeão: Borussia Dortmund (título na 32ª rodada)
Copa dos Campeões: Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique
Liga Europa: Hannover e Mainz
Rebaixados: St. Pauli (faltam os dois últimos rebaixados)

O Frankfurt (34 pontos e penúltimo colocado) briga com o Borussia Mönchengladbach (16º) e o Wolfsburg (15º), ambos com 35 pontos, para permanecer na primeira divisão. O Frankfurt precisa vencer e torcer por pelo menos um empate dos rivais para não cair. Só que o time enfrenta o Borussia Dortmund fora de casa.

O Borussia Mönchengladbach, que pela posição atual disputaria um playoff contra o terceiro da segunda divisão para definir os representantes na elite do futebol alemão em 2011/12, precisa vencer e torcer por um tropeço (empate ou derrota) do Wolfsburg, que com uma vitória, independentemente do resultado dos rivais, escapa.

Jogos da 34ª rodada do Alemão
Sábado
Bayern de Munique x Stuttgart
Borussia Dortmund x Frankfurt
Hamburgo x Borussia Mönchengladbach
Mainz x St. Pauli
Hoffenheim x Wolfsburg
Colônia x Schalke
Freiburg x Bayer Leverkusen
Hannover x Nuremberg
Kaiserslautern x Werder Bremen

NA ESPANHA
Neste fim de semana será disputada a 37ª rodada (penúltima). Já foram definidos o campeão e os quatro representantes do país na Copa dos Campeões da próxima temporada. Uma equipe já foi rebaixada. Falta definir os outros dois rebaixados e os três representantes na Liga Europa

Campeão: Barcelona (título na 36ª rodada)
Copa dos Campeões: Barcelona, Real Madrid, Valencia e Villarreal
Liga Europa: são três vagas*
Rebaixados: Almería (falta definir mais dois rebaixados)
*Como o Real Madrid venceu a Copa do Rei, a vaga para Liga Europa será direcionada ao sétimo colocado do Espanhol

Athletic Bilbao (54 pontos e quinto colocado), Sevilla (52), Atlético de Madri (52), Espanyol (49) e Racing (46) ainda brigam pelas três vagas na Liga Europa. O Athletic aparece em situação mais confortável. Se somar mais dois pontos, o time já garante presença no torneio europeu independentemente dos outros resultados. Além disso, na última rodada ele enfrenta o Racing.

Sevilla e Atlético de Madri precisam de duas vitórias para não depender de ninguém. Assim, chegariam a marca de 56 pontos e não poderia ser alcançados pelo Espanyol, oitavo colocado. A equipe catalã enfrenta o Sevilla na última rodada e precisa vencer os dois jogos que faltam, além de torcer por uma derrota do Atlético de Madri, para se classificar.

Situação nada fácil tem o Racing. Além de somar seis pontos e torcer para Atlético de Madri e Espanyol serem derrotados nos dois últimos jogos, a equipe precisa melhorar o saldo (atualmente -13), uma vez que este é o primeiro critério de desempate. Os rivais têm +7 e -7 de saldo, respectivamente.

Na briga contra o rebaixamento, o Hércules (36 pontos e 19º colocado) só escapa com duas vitórias e duas derrotas do Getafe (40 e 17º). Ainda assim, somente se descontar a diferença no saldo de gols (-23 a -13). Por isso, a equipe já é dada como rebaixada.

Já o Zaragoza (39 e 18º) pode chegar a 45 pontos em caso de duas vitórias. Aí dependeria de tropeços de Getafe, La Coruña (42), Gijón (43), Osasuna (44) Real Sociedad (44), Mallorca (44) ou Levante (44) para não cair. As equipes com 44 pontos, contudo, precisam de um empate para escapar, uma vez que o Zaragoza tem -15 de saldo. Se for derrotado nesta rodada, o time corre o risco de cair já neste fim de semana. Para isso, bastaria o Getafe vencer e La Coruña empatar.

Jogos da 37ª rodada do Espanhol
Domingo
Almería x Mallorca
Villarreal x Real Madrid
Getafe x Osasuna
Sevilla x Real Sociedad
Zaragoza x Espanyol
Valencia x Levante
Barcelona x La Coruña
Athletic Bilbao x Málaga
Gijón x Racing
Atlético de Madri x Hércules

NA INGLATERRA
Neste fim de semana será disputada a 37ª rodada (penúltima). Foram definidos os quatro representantes do país na Copa dos Campeões da próxima temporada, e três representantes na Liga Europa --dois por meio das copas nacionais--, mas ainda não foram definidos os três rebaixados e nem último representantes na Liga Europa

Campeão: ainda não definido
Copa dos Campeões: Manchester United, Chelsea, Arsenal e Manchester City
Liga Europa: Liverpool, Stoke City e Birmingham (falta definir o último representante)
Rebaixados: três equipes caem
*Stoke City, finalista da Copa Inglesa contra o Manchester City, e Birmingham, campeão da Copa da Liga, já estão classificados

O Manchester United lidera a competição com 76 pontos e precisa de apenas um empate nas duas últimas rodadas para ficar com o título inglês. A equipe pode levantar a taça também caso o Chelsea, vice-líder, com 70 pontos, não vença um dos dois jogos que restam. O time de Londres precisa de duas vitórias --e duas derrotas do Manchester-- para fazer um jogo extra pelo título.

Na briga pela última vaga na Liga Europa, o Tottenham (56 pontos e sexto colocado) precisa de mais dois pontos para se garantir. Se não somar ponto algum nas próximas duas rodadas, pode perder a vaga para o Everton (51 pontos). Isso se a equipe de Liverpool conseguir duas vitórias. Caso terminem empatados em número de pontos, fica com a vaga a equipe com melhor saldo de gols.

Na parte de baixo da tabela, a briga está mais acirrada. Sete times brigam contra a degola. Os três últimos, de baixo para cima, são: West Ham (33 pontos), Wigan (36) e Blackpool (36). Essas equipes cairiam se o campeonato acabasse hoje, mas como faltam duas rodadas ainda tem chances matemáticas.

A situação mais complicada é do West Ham. O time de Londres não pode pensar em outro resultado que não seja vitória nos dois jogos, caso contrário vai confirmar a queda. Além disso, precisa torcer para que Wolverhampton (37 pontos), Birmingham (39) ou Blackburn (39) não cheguem a marca de 40 pontos. Se esses times atingirem essa marca --uma vitória ao primeiro e um empate aos outros dois bastaria--, o West Ham será rebaixado nesta rodada.

O Wigan, que joga neste fim de semana como West Ham, e o Blackpool também estão em situação complicada, mas podem se garantir na primeira divisão com duas vitórias. Isso desde que Wolverhampton, Birmingham e Blackburn não cheguem à marca de 42 pontos. Se alcançarem esta pontuação, a definição seria no saldo de gols e eles ainda ameaçariam o Aston Villa (atualmente com 42). A vantagem para dupla Wigan e Blackpool é que na última rodada Wolverhampton e Blackburn se enfrentam.

Jogos da 37ª rodada do Inglês
Sábado
Blackburn x Manchester United
Blackpool x Bolton
Sunderland x Wolverhampton
West Bromwich x Everton

Domingo
Chelsea x Newcastle
Arsenal x Aston Villa
Wigan x West Ham
Birmingham x Fulham
Liverpool x Tottenham

Terça-feira
Manchester City x Stoke City

NA ITÁLIA
Neste fim de semana será disputada a 37ª rodada (penúltima). Já foram definidos o campeão e três dos quatro representantes do país na Copa dos Campeões da próxima temporada. Duas equipes já foram rebaixadas. Falta definir o último rebaixado e os dois representantes na Liga Europa

Campeão: Milan (título na 36ª rodada)
Copa dos Campeões: Milan, Inter de Milão e Napoli (falta definir último representante)
Liga Europa: Palermo* (falta definir mais dois representantes)
Rebaixados: Brescia e Bari (falta definir o último rebaixado)
*Ficou com uma das vagas por ser finalista da Copa Itália ao lado da Inter, que vai disputar a Copa dos Campeões

Udinese (62 pontos), Roma (60), Lazio (60) e Juventus (57) brigam pela última vaga na Copa dos Campeões. A Udinese depende apenas de si. Se vencer os dois jogos que faltam (Chievo e Milan), fica com a vaga. Se empatar um e vencer o outro, teria de torcer para Roma e Lazio não somarem 66 pontos, uma vez que leva desvantagem no confronto direito (primeiro critério de desempate) contra as equipes da capital.

A Roma enfrenta o Catania e a Sampdoria e se conseguir uma vitória e um empate garante vaga na Liga Europa. Para a Lazio vale a mesma matemática. O time de Hernanes só não poderia terminar empatado em pontos com a Roma em caso de disputa da vaga na Copa dos Campeões, pois a rival leva vantagem no confronto direito.

Já a Juventus tem chances remotas de vaga na Copa dos Campeões. Precisa vencer seus dois últimos jogos e torcer para Udinese, Roma e Lazio não passarem da marca de 63 pontos. Como leva vantagem nos confrontos diretos, o clube de Turim ficaria com a vaga na principal competição europeia. Para ir à Liga Europa, uma derrota de Roma ou Lazio já é suficiente. Isso desde que o time de Felipe Melo ganhe de Parma e Napoli.

Na briga contra o rebaixamento, a situação é mais simples. A Sampdoria (36 pontos e 18ª colocada) tem de vencer para se manter viva. Uma derrota e vitória do Lecce (38 pontos e 17º) já rebaixaram a equipe neste fim de semana. O Lecce, inclusive, precisa de quatro pontos para se livrar do rebaixamento. Se conseguir, nem mesmo duas vitórias da Sampdoria salvariam a equipe de Gênova. Cesena (40 pontos), Bologna (41) e Parma (42) ainda têm chances matemáticas de rebaixamento, mas se chegarem a marca de 43 pontos escapam.

Jogos da 37ª rodada do Italiano
Sábado
Lazio x Genoa
Milan x Cagliari

Domingo
Fiorentina x Bologna
Bari x Lecce
Catania x Roma
Cesena x Brescia
Chievo x Udinese
Parma x Juventus
Sampdoria x Palermo
Napoli x Inter de Milão

EM PORTUGAL
_Neste fim de semana será disputada a 30ª rodada (última). Já foram definidos o campeão, os dois representantes do país na Copa dos Campeões da próxima temporada, os três representantes da Liga Europa e os dois rebaixados _

Campeão: Porto (título na 24ª rodada)
Copa dos Campeões: Porto e Benfica
Liga Europa: Braga, Sporting e Vitória de Guimarães
Rebaixados: Portimonense e Naval

Jogos da 30ª rodada do Português
Sábado
Olhanense x Rio Ave
Beira-Mar x Nacional
Naval x Vitória de Guimarães
Benfica x União Leiria
Paços Ferreira x Acadêmica
Marítimo x Porto
Vitória de Setúbal x Portimonense
Braga x Sporting

Nenhum comentário sobre “Espanhol, Inglês e Italiano têm últimas definições”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão