Árabe gasta bolso para tornar pequeno espanhol 'um Barcelona'

9.6.11 | Marcadores:
Share |
Milionário árabe que compra um clube europeu e gasta uma fortuna não é novidade.

Mas o que o qatariano Abdullah Al-Thani, dono de negócios que empregam mais de 3.000 pessoas, faz no modesto time espanhol Málaga é um tanto bizarro.

Depois de pagar no ano passado o equivalente (pelo câmbio atual) a R$ 81 milhões pelo clube, Al-Thani não economiza para colocar o time rapidamente nas principais competições europeias --seu objetivo inicial.


Jon Nazca - 01.jun.2011/Reuters
Abdullah Al-Thani (dri.) segura a camisa do Málaga junto com Irina Bokova, a diretora da Unesco
Abdullah Al-Thani (dri.) segura a camisa do Málaga junto com Irina Bokova, a diretora da Unesco 

Isso acontece tanto com a fórmula padrão --o orçamento do clube para reforços para a próxima temporada é de R$ 225 milhões-- quanto com ações inusitadas.

Al-Thani quer fazer do clube andaluz uma espécie de Barcelona em termos de imagem. Para isso, quer vestir seu clube como o catalão.

Na temporada 2011/2012, o Málaga usará uniformes Nike. Mas não foi a empresa americana que procurou o clube com uma oferta de patrocínio e peças exclusivas.

O Málaga vai usar uniformes feitos pelo braço da Nike que produz fardamento para qualquer interessado, seja da várzea ou de um clube profissional. Isso porque Al-Thani gosta das roupas confeccionadas pela empresa.

No peito, o time andaluz exibirá pelas próximas quatro temporadas a marca da Unesco, o braço da ONU para educação e cultura. O Unicef, órgão das Nações Unidas para as crianças, estampava a camisa do Barcelona.

Mas, com muitas despesas, até o clube catalão deixará de lado a propaganda gratuita do órgão da ONU para receber a marca de uma fundação do Qatar em troca de um milionário contrato.

Al-Thani vai ficar quatro anos sem receber um tostão pelo principal espaço publicitário na camisa do Málaga. E até gastará dinheiro com isso: já promoveu uma luxuosa festa no Museu Picasso da cidade para promover a parceria com a Unesco.

Os planos de Al-Thani ainda incluem um estádio para 65 mil pessoas, um novo centro de treinamento e a montagem de uma categoria de base com uma das melhores estruturas da Espanha.

 A megalomania do qatariano deixou os torcedores do Málaga eufóricos.

Na segunda-feira, entre renovações e novas aquisições, o clube vendeu mais da metade dos 26 mil lugares do seu estádio na forma de carnês para a temporada. A fila começou na madrugada anterior à abertura dos guichês.

Na primeira temporada sob o comando de Al-Thani, o Málaga chegou a correr sério risco de rebaixamento. Mas já com reforços de peso, como o brasileiro Júlio Baptista, teve uma forte reação e acabou na 11ª posição entre os 20 participantes da primeira divisão espanhola.

Nenhum comentário sobre “Árabe gasta bolso para tornar pequeno espanhol 'um Barcelona'”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão