Busca de Túlio por gol mil tem aventura na Amazônia e jogo contra goleiro de 15 anos

9.6.11 | Marcadores:
Share |
Distante dos holofotes de outros feitos individuais do futebol nacional, a epopeia de Túlio Maravilha atrás do milésimo gol na carreira já começa a misturar a seriedade da marca com requintes de folclore. Na luta para ingressar no seleto rol de artilheiros que inclui nada menos do que Pelé e Romário, o ídolo do Botafogo já rompeu a casa dos 40 anos e topou circunstâncias das mais discutíveis para fazer valer a sua meta pessoal.

Para chegar ao gol mil, Túlio tem encarado quase de tudo. Mudanças constantes de time, acertos para jogos por times amadores, uma aventura através da Amazônia e até uma partida contra um goleiro de apenas 15 anos de idade. Tudo isso levado simultaneamente à vida política como vereador em Goiânia.

Um autêntico expert da autopromoção dentro do futebol, Tulio combinou entrevista sobre o gol mil com a reportagem do UOL Esporte na capital goiana e poupou o deslocamento do jornalista até seu gabinete na Câmara municipal. “Deixa que eu vou aí no seu hotel, fica mais fácil para você. Chego aí rapidinho”, afirmou no primeiro contato por telefone.

A conversa aconteceu no último 2 de junho, dia exato em que Túlio completava 42 anos. Na programação daquele dia, o veterano artilheiro planejava uma viagem romântica com a esposa para São Paulo. Mesmo assim, não viu problemas em remanejar sua agenda especial de aniversário para promover a busca pelo milésimo.

Atualmente Túlio apresenta 958 gols marcados, de acordo com suas contas pessoais. A expectativa é de alcançar a marca de mil no ano que vem, em projeto minuciosamente calculado a respeito de onde e como tudo deve acontecer.

“O gol mil vai ser no Rio de Janeiro, no Engenhão, com a camisa do Botafogo. Já está acordado com o presidente do Botafogo. Será num jogo oficial, provavelmente no Campeonato Carioca. Espero que seja no ano que vem. É uma corrida contra o tempo para fazer ele antes dos meus 43 anos”, afirma.


A caminhada até o gol mil inclui passagens nobres de currículo, como a artilharia do Brasileiro em seis oportunidades (três na Série A, uma na B e outras duas na C). Mas o pitoresco e apelativo também compõem o projeto do milésimo.

No começo deste ano, Túlio acrescentou na conta mais quatro gols marcados em um jogo amistoso do Botafogo-DF contra o time juvenil do Ceilândia, que contou com um goleiro de apenas 15 anos. “Depois que coloca camisa oficial do clube, tem juiz da federação, ambulância, isso tudo está valendo”, argumenta.

O sonho de repetir a façanha de Pelé e Romário está repleto de aventuras nos últimos anos, com o quarentão Túlio já há muito tempo longe dos grandes clubes do país. O atacante vestiu camisas do Umuarama, Barras, Potyguar e marcou seu gol nº 958 em partida única pelo Leão de São Marcos, time amador de Nova Venécia , no Espírito Santo. Mas o maior sufoco da busca aconteceu há cinco anos, no Amazonas.

“A maior aventura foi quando eu jogada pelo Fast, de Manaus, em 2006. Disputei a Série C lá. Uma vez a gente teve que pegar um barco numa viagem de 16 horas pelo rio Amazonas para fazer um jogo. Falaram para mim que tinha um camarote, se eu quisesse seria só meu. Mas era meio apertado e um gelo, então resolvi dormir na rede mesmo. Foram 16 horas na rede”, relembra. “Mas tudo valeu a pena. Marquei dois gols naquele jogo e fiquei mais pertinho do mil”, conclui sobre a história.

Neste ano, Túlio já defendeu o Botafogo do Distrito Federal e realizou alguns jogos por outras equipes menores do Brasil. A ideia é seguir jogando e marcando até o fim de 2011, abrir 2012 com uns sete ou oito gols abaixo de sua meta. “As perspectivas são as melhores possíveis. Devo acertar com um clube em breve. Não deve ser nenhum dos grandes do país, nenhum de grande expressão, porque preciso estar em Goiânia de terça à quinta, por causa do trabalho na Câmara”, diz Túlio.

A conquista do gol mil também envolve um projeto comercial dos mais completos e ousados, com perspectivas de lucro. “Vou lançar um DVD, com uma coletânea dos gols mais bonitos, dos mais polêmicos. Vai ter também um livro, dizendo como tudo começou, os bastidores da minha carreira, uma verdadeira lição de vida. E por fim tem um roteiro aí para levar a minha vida para o cinema”, conta o mais fanfarrão dos artilheiros do futebol do país.

Nenhum comentário sobre “Busca de Túlio por gol mil tem aventura na Amazônia e jogo contra goleiro de 15 anos”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão