Congresso da Fifa passa a escolher a sede das Copas do Mundo

1.6.11 | Marcadores:
Share |
O congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa) será a partir de agora o responsável pela escolha do país-sede da Copa do Mundo. A decisão foi aprovada pelas associações nacionais de futebol nesta quarta-feira, em uma votação realizada após a escolha do suíço Joseph Blatter para o seu quarto e último mandato como presidente.

Até então, a decisão ficava a cargo do comitê executivo da Fifa. Numa votação realizada entre as 208 asociações nacionais presentes no congresso, que está sendo realizado na cidade de Zurique, na Suíça, 176 delas se mostraram favoráveis à mudança.

"É justo que a responsabilidade pela escolha das sedes dos Mundiais recaia sobre o comitê executivo?", perguntou Blatter em seu discurso aos delegados da Fifa presentes, antes de ser confirmado novamente em seu cargo com 186 dos 203 votos.

"O comitê executivo realizará uma lista de candidatos e o congresso decidirá por um deles", afirmou Blatter.

Uma eleição por parte do congresso significará uma votação entre as 208 associações nacionais. Antes, a escolha era feita pelos 24 membros do comitê executivo.

A confirmação da Rússia e do Qatar como sede dos Mundias de 2018 e 2022, respectivamente, em meio a acusações e investigações de supostos casos de corrupção no comitê executivo, deu lugar a críticas e escândalos durante a realização das eleições para a Fifa, acarretando a mudança.

Outra proposta sugerida por Blatter - e também aprovada - estipula que agora a assembleia será também responsável pela eleição dos membros do comitê de ética.

Nenhum comentário sobre “Congresso da Fifa passa a escolher a sede das Copas do Mundo”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão