Governo britânico apresenta relatório que acusa Fifa de negligência com corrupção

5.7.11 | Marcadores:
Share |
O governo da Grã-Bretanha apresentou um relatório que aponta negligência da Fifa com casos de corrupção e pede uma investigação completa sobre a escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022, que serão realizadas na Rússia e no Qatar, respectivamente.

Apresentado na Câmara dos Comuns, o documento de 31 páginas também questiona a decisão do presidente Joseph Blatter em abandonar as investigações contra o ex-vice-presidente Jack Warner, acusado de corrupção e de ter pedido propina para votar na candidatura da Inglaterra para receber o mundial de 2018.

“Estamos consternados com as acusações de corrupção feitas contra membros do Comitê Executivo da Fifa nessa investigação. Ainda que sejam postas em dúvida, são suficientemente graves para que a Fifa faça uma investigação completa, urgente, independente e que traga esse resultado a público”, afirma uma parte do texto.

O documento bate duro na entidade, a quem acusa de ignorar qualquer tipo de investigação de corrupção que possa afetar os seus homens fortes.

“Ao invés disso (investigar), a Fifa dá a impressão que quer varrer para debaixo do tapete todas as acusações de má conduta e trata qualquer denúncia com um tom que beira o do desprezo”, disparou.

Citando as mudanças na estrutura do Comitê Olímpico Internacional após as acusações de suborno e corrupção na escolha de Salt Lake City como sede das Olimpíadas de Inverno de 2002, o relatório pressiona que a Fifa faça o mesmo.

“Esperamos que Blatter cumpra as tarefas que assumiu ao ser reeleito presidente. Instamos a federação inglesa e outras associações para que o façam assumir a responsabilidade”.

Membro do Parlamento Inglês e um dos autores do relatório, Damian Collins afirmou estar perplexo com o descaso da Fifa com a corrupção.

“É chocante a falta de controle com a qual os executivos da Fifa tocam seus negócios. A Fifa pode administrar o futebol, mas não é dona dele. A forma como eles operam seria inaceitável e qualquer outra organização. É necessário mais transparência”, cobrou.

Nenhum comentário sobre “Governo britânico apresenta relatório que acusa Fifa de negligência com corrupção”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão