Descrença: atletas 'rebaixam' Náutico, Atlético-GO, Ponte e Lusa

15.5.12 | Marcadores:
Share |

O futebol, essa arte de desfazer previsões, está longe de ser um esporte científico. Ressalvas andam de mãos dadas com projeções sobre o futuro. Mas pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista “Monet” com mais de 300 jogadores captou as apostas dos atletas sobre o Campeonato Brasileiro. Depois da opinião deles sobre o título, é hora de apresentar o que eles pensam sobre o rebaixamento. A lista da descrença é liderada pelo Náutico.
É no Timbu que mais jogadores apostam como rebaixado à Série B. O clube pernambucano recebeu 16,5% dos votos. Se o poder de previsão dos atletas for perfeito, a equipe alvirrubra cairá junto com Atlético-GO (13,5%), Ponte Preta (13,4%) e Portuguesa (11,8%).
grafico monet rebaixamento (Foto: arte esporte)Dos cinco mais votados, quatro acabaram de subir para a Série A (Foto: arte esporte)
A situação poderia irritar o Náutico. Mas não foi o caso. Profissionais do clube pernambucano se mostraram compreensivos com as escolhas dos concorrentes.
Alexandre Gallo - Náutico (Foto: Aldo Carneiro)Alexandre Gallo comanda o Náutico no Brasileiro
(Foto: Aldo Carneiro)
- Eu acho que é uma resposta natural deles. O Náutico acabou de subir, e o primeiro time que vem à cabeça é um que veio da Série B. Cabe a nós irmos de encontro a essa situação. O Campeonato Brasileiro vai ser muito difícil, e o Náutico tem que juntar todas as forças para surpreender. Esse ano, coloquei na minha cabeça que tenho que fazer o melhor trabalho da minha vida, e os atletas também sabem disso. Vamos mostrar que podemos ir bem na Série A – disse o técnico do Náutico, Alexandre Gallo.

Exemplos
Dos 23 times que tiveram votos computados, em apenas sete o Náutico não foi o mais votado para o rebaixamento. Mas ser olhado com desconfiança é uma coisa, e comprovar tal descrença é outra. O zagueiro Marlon lembra que equipes pouco badaladas costumam surpreender no Brasileirão. Ele é um dos remanescentes de varredura de 11 jogadores no elenco alvirrubro (veja no vídeo ao lado).
- É natural eles pensarem isso de um time que sobe da Segunda Divisão. Foi criada essa coisa de que quem sobe tem possibilidade menor de fazer bom campeonato, mas estão aí o Figueirense e o Atlético-GO, que vêm se mantendo. Vamos dar a resposta dentro do campeonato. Temos que entrar e pensar que podemos fazer muitas coisas diferentes do que as pessoas pensam. Temos um time forte e maduro para aguentar um campeonato difícil, que é a Serie A – afirmou o capitão do Timbu.
Na Ponte Preta, recém-eliminada da Copa do Brasil (relembre no vídeo ao lado), o raciocínio é parecido. Semifinalista do Campeonato Paulista, a Macaca luta contra a desconfiança e tira exemplos de outros clubes. O volante Somália é mais um a lembrar a campanha do Figueirense no ano passado.
- Não é falando que a gente mostra o nosso valor. No futebol, as coisas se resolvem dentro de campo. Em outros anos, já tivemos exemplos de superação. O Figueirense, no ano passado, era apontado como um dos candidatos ao rebaixamento e brigou pela Libertadores até o fim. Eu vejo muita vontade nesse grupo da Ponte Preta de vencer. Tenho certeza que vamos superar o obstáculo e a confiança – comentou o marcador.
Apenas o Santos, segundo mais votado como candidato ao título, não recebeu indicações ao rebaixamento. São Paulo e Grêmio foram lembrados apenas uma vez. Botafogo, Fluminense e Inter tiveram três votos cada. O Vasco recebeu sete, metade do Flamengo, com 14. Atlético-MG e Cruzeiro contaram com a desconfiança de 17 atletas. Dos grandes times de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o maior pessimismo é com o Palmeiras, que teve 18 votos.

É curiosa a situação do Corinthians. Na opinião da maioria dos boleiros, o Timão será o campeão brasileiro de 2012, mas 12 jogadores apontaram a equipe paulista como rebaixada. O time de Tite, atual campeão brasileiro, foi o 13º mais citado.
Dos cinco mais votados (o quinto foi o Sport, com 9%), quatro acabaram de retornar à Série A. A exceção é o Atlético-GO, 13º colocado no Brasileirão do ano passado. É uma desconfiança que incomoda o clube, que perdeu o Estadual para o Goiás neste domingo (veja no vídeo acima).
- Já não acho normal nos apontarem como candidatos ao rebaixamento. Ninguém conhece a estrutura do Atlético-GO para fazer esta previsão. Ninguém conhece o ambiente do clube. Mas eu confio em nossa estrutura de trabalho. Vamos surpreender novamente. Tenho certeza que vamos permanecer na Série A – afirmou Adson Batista, diretor de futebol do Dragão.
Mau sinal
O primeiro semestre não foi homogêneo para as equipes citadas. Em geral, foi ruim. Para o Náutico, muito ruim: queda nas semifinais do Pernambucano e na segunda fase da Copa do Brasil.
O caminho do Atlético-GO foi parecido: derrota na decisão estadual e queda na segunda etapa do torneio nacional. Seu algoz na Copa do Brasil foi a Ponte Preta, que depois seria eliminada pelo São Paulo nas oitavas de final – e que perdeu a disputa com o rival Guarani nas semifinais do Paulistão. A Portuguesa também caiu cedo na Copa do Brasil, nas oitavas de final, e foi rebaixada no Estadual (veja no vídeo acima). Já o Sport morreu nas oitavas de final do torneio nacional e perdeu a decisão do Pernambucano para o Santa Cruz.
Sobre as equipes, pesa também uma desconfiança histórica. Elas são habituais na Série B. O Náutico disputou a Segundona 15 vezes. O Atlético-GO esteve lá nove vezes, menos do que Ponte Preta (15), Portuguesa (10) e Sport (10). Mas o Dragão também foi, entre eles, aquele que menos esteve na Série A: somente seis vezes.
* Colaboraram Heitor Regi Esmeriz, Fernando Vasconcelos e Pedro Costa.
fonte:globo.com

Nenhum comentário sobre “Descrença: atletas 'rebaixam' Náutico, Atlético-GO, Ponte e Lusa”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão