Mano Menezes é demitido da seleção brasileira

23.11.12 | Marcadores:
Share |

Mano Menezes foi demitido nesta sexta-feira do comando da seleção brasileira. Ele recebeu a notícia de Andres Sanchez, diretor de seleções da CBF.
O técnico caiu depois de desavenças com o presidente da CBF, José Maria Marin, que ultimamente já não confirmava a permanência do treinador a longo prazo.

Martin Acosta/Reuters
Mano bebe água durante confronto entre Brasil e Argentina, em La Bombonera
Mano bebe água durante confronto entre Brasil e Argentina, em La Bombonera
O nome de Luiz Felipe Scolari é o mais cotado para ocupar a vaga. O treinador está desempregado desde que deixou o Palmeiras, neste ano, devido aos maus resultados da equipe, que acabou rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro.

O último confronto de Mano no comando da seleção foi na quarta-feira passada, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 para a Argentina no Superclássico das Américas, mas ficou com o título por ter vencido nos pênaltis.

Ex-técnico do Corinthians, Mano chegou à seleção depois da Copa do Mundo de 2010. Ele foi contratado após Muricy Ramalho, que estava no Fluminense, recusar o convite do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Mano assumiu a vaga deixada por Dunga, que caiu após o Brasil ser eliminado pela Holanda no Mundial da África do Sul, em julho daquele ano. No total, comandou o time por 40 jogos, o primeiro deles no dia 10 de agosto daquele ano contra os Estados Unidos.

O ano acabou oficialmente para a seleção brasileira, que só volta a jogar no dia 6 de fevereiro de 2013, contra a Inglaterra, em Wembley.

CRISE

Marin esteve em Buenos Aires na noite de quarta-feira, para o jogo entre Brasil e Argentina, decisão do Superclássico das Américas.

Mas foi embora quando o jogo estava 1 a 1. Não viu a decisão por pênaltis, a vitória do Brasil e a conquista do primeiro título da seleção brasileira em sua gestão.

Isto é Mano Menezes

 Ver em tamanho maior »
Moacyr Lopes Junior - 4.mai.2005
AnteriorPróxima
Mano, no comando do Grêmio, durante treino da equipe no CT do Pão de Açúcar, em São Paulo (SP), quando preparava a equipe para jogo contra a Portuguesa pela Série B do Brasileiro
A atitude contrasta com o que fez na final da Olimpíada de Londres, sua primeira competição no cargo.

Logo após a derrota para o México em Londres-2012, o presidente da CBF foi ao vestiário e fez um discurso de apoio a Mano Menezes e aos jogadores.

Dias depois, em Estocolmo, onde a seleção venceu um amistoso contra a Suécia, Marin fez questão de falar com Mano na frente das câmeras. Apertou-lhe a mão, abraçou-o, deu entrevistas para bancá-lo no cargo.

Há duas semanas, no anúncio das sedes da Copa das Confederações, Marin foi novamente vago ao falar sobre a continuidade de Mano.

"Vamos esperar passar o Natal", disse, quando questionado sobre o assunto.

Após a vitória nos pênaltis sobre a Argentina, o treinador fez um balanço positivo do ano da seleção -- ressaltou o segundo semestre --, mas voltou a falar que "agora é o momento de ter serenidade".

Depois da derrota na decisão da Olimpíada, a seleção colecionou bons resultados. Bateu Suécia, África do Sul, China, Iraque e Japão; empatou com a Colômbia.

Nos duelos entre as seleções locais de Brasil e Argentina, os comandados por Mano venceram por 2 a 1 em Goiânia e perderam pelo mesmo placar em Buenos Aires. Mas levaram o título nos penais.

NÚMEROS

Mano Menezes dirigiu a seleção brasileira em 40 jogos. Ele obteve 27 vitórias, seis empates e sete derrotas --72% de aproveitamento. As derrotas foram para a Argentina (3), México (2), França e Alemanha.

Nessas 40 partidas, Mano convocou 102 jogadores.

O treinador fracassou em duas competições oficiais com a seleção brasileira: foi eliminado nas quartas de final da Copa América e ficou com a medalha de prata na Olimpíada de Londres.

Um comentário sobre “Mano Menezes é demitido da seleção brasileira”

Unknown disse...

Para muitos, Mano já vai tarde. Mas sinto dizer que não vai mudar muita coisa. Nenhum dos treinadores cotados são melhores do que Mano e, certamente, ainda vamos reclamar muito até a Copa, seja qual for o escolhido.

Visite o blog "Abre Aspas" - raypovoa.blogspot.com

Que tal trocarmos link?

abraços

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão