Fonte Nova abre as suas portas

6.4.13 | Marcadores:
Share |
Idealizado no fim dos anos 1940 para ser um dos palcos da Copa do Mundo de 1950 no Brasil, o estádio da Fonte Nova, em Salvador, não chegou a ser inaugurado a tempo para a competição. Foi aberto apenas no ano seguinte, em janeiro de 1951, no último ano do governador Octávio Mangabeira no cargo - o estádio passou a ter seu nome após sua morte, em 1960 -, frustrando milhares de torcedores baianos que esperavam ver jogos da Copa naquela edição.

Para não correr o risco de vexame parecido, a administração pública da Bahia acelerou o passo. Foi a primeira no País a concluir a licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras - no caso, o consórcio formado pelas construtoras baianas OAS e Odebrecht -, em 2009, e a primeira a formalizar um contrato de parceria público-privada para a administração do espaço (com o mesmo consórcio, que recebeu o nome de Fonte Nova Negócios e Participações, ou FNP). O contrato tem validade de 35 anos.

O governo tinha a expectativa de fazer da Arena Fonte Nova o primeiro estádio pronto para a competição no Brasil. A inauguração estava prevista para dezembro do ano passado. Algumas greves de operários e períodos prolongados de chuva atrasaram em quatro meses o plano inicial - fazendo com que dois outros estádios da Copa -, o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Castelão, em Fortaleza - fossem inaugurados antes. “A Arena Fonte Nova, porém, é o primeiro estádio que foi construído do zero a ser entregue”, rebateu o governador Jaques Wagner. “Os dois outros só passaram por reforma”.

Nenhum comentário sobre “Fonte Nova abre as suas portas”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão