Em 1950, as 22 partidas do IV Campeonato Mundial de Futebol foram realizadas em locais que também estarão presentes no torneio de 2014: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas apenas um estádio no qual a bola rolou há 59 anos terá o mesmo privilégio daqui a cinco: o Maracanã.
O Rio de Janeiro foi a principal sede da quarta edição da Copa do Mundo. Capital do Brasil na época, a cidade contava com a grande arma do país para convencer os dirigentes da Fifa a realizar o Mundial em solo nacional: o Estádio Municipal Mendes de Morais (em homenagem ao prefeito da época), com seus 200 mil lugares extra-oficiais. Em 1950, o Maracanã era realmente o “maior do mundo”. Inaugurado uma semana antes do início da competição - ainda com andaimes nas arquibancadas -, o estádio ainda não totalmente pronto em 24 de junho, data do jogo de abertura da Copa (Brasil x México). O entorno do estádio era um enorme canteiro de obras.
Dos 22 jogos realizados na Copa de 50, o Rio recebeu a maior parte: oito. Incluindo o jogo inaugural e a partida que foi a verdadeira decisão (Brasil 1 x 2 Uruguai). Além de cinco das seis partidas da seleção brasileira na competição, o estádio foi reservado para partidas do Grupo 2, que reunia dois fortes candidatos ao título: Inglaterra e Espanha.
A segunda sede em número de partidas foi São Paulo (seis). Todas realizadas no Pacaembu, inaugurado dez anos antes (1940). Na primeira fase, a maior cidade do país foi palco de um jogo da seleção brasileira (empate de 2 a 2 com a Suíça), atuação que gerou vaias de boa parte do público.
Devido à grande colônia italiana na capital paulista, a Squadra Azzurra foi indicada para atuar em São Paulo. Mas os então bicampeões mundiais, mesmo com o apoio da torcida, não foram bem no torneio e acabaram eliminados logo na primeira fase. A Itália perdeu para a Suécia (3 a 2) na estreia. A vitória de 2 a 0 sobre o Paraguai não foi suficiente para classificar a equipe para o quadrangular final. E os italianos acabaram não visitantando outras sedes e voltaram antecipadamente para casa.
Outro país que não precisou viajar pelo Brasil foi a Bolívia. Diante das desistências de nações como França, Escócia, Portugal e Índia, O Grupo D ficou com apenas duas seleções. E no único jogo da chave, disputado no estádio Indepedência, em Belo Horizonte, os uruguaios golearam os bolivianos por 8 a 0. O Uruguai passou a etapa decisiva, e a Bolívia foi eliminada.
A capital mineira recebeu mais duas partidas do Mundial de 50: Iugoslávia 3 x 0 Suíça e um jogo que ficou marcado na história das Copas: Inglaterra 0 x 1 Estados Unidos, a maior zebra dos Mundiais de futebol.
O Sul do país teve duas sedes em 1950, como vai ocorrer em 2014. O estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, sediou dois confrontos: Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México. Os moradores de Curitiba também puderam assistir a dois jogos da Copa: Espanha 3 x 1 Estados Unidos e Suécia 2 x 2 Paraguai, ambos disputados no estádio Durival de Brito.
O Nordeste foi representado em 50 por Recife, que recebeu apenas um jogo da competição. Na Ilha do Retiro, o Chile goleou os Estados Unidos por 5 a 2.
As sedes da Copa de 50:
Rio de Janeiro (Maracanã) - oito jogos: Brasil 4 x 0 México, Inglaterra 2 x 0 Chile, Espanha 2 x 0 Chile, Brasil 2 x 0 Iugoslávia, Inglaterra 0 x 1 Espanha, Brasil 7 x 1 Suécia, Brasil 6 x 1 Espanha e Brasil 1 x 2 Uruguai
São Paulo (Pacaembu) - seis jogos: Brasil 2 x 2 Suíça, Itália 2 x 3 Suécia, Itália 2 x 0 Paraguai, Espanha 2 x 2 Uruguai, Suécia 2 x 3 Uruguai e Espanha 1 x 3 Suécia
Belo Horizonte (Independência) - três jogos: Iugoslávia 3 x 0 Suíça, Inglaterra 0 x 1 EUA e Uruguai 8 x 0 Bolívia
Porto Alegre (Eucaliptos) - dois jogos: Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México
Curitiba (Durival de Brito) - dois jogos: Espanha 3 x 1 EUA e Suécia 2 x 2 Paraguai
Recife (Ilha do Retiro) - um jogo: Chile 5 x 2 EUA
E o que você achou da escolha das cidades-sedes da Copa? Opine na caixinha de comentários
globo