Plano tem 58 mapas com áreas de risco

13.7.07 |
Share |
O plano de segurança para os Jogos Pan-Americanos tem 58 mapas, fotografias aéreas e até plantas baixas dos locais onde haverá eventos esportivos e a Vila Pan-Americana. Dez dessas ilustrações apresentam rotas de fuga alternativas no caso de qualquer eventualidade com uma delegação de atletas.
De acordo com presentes ao encontro de sexta-feira, a maior preocupação dos organizadores do evento é com os estrangeiros.
- Querem limpar a imagem do Brasil lá fora - disse um especialista em segurança ouvido pelo JB. -Todos os carros novos em folha da polícia foram posicionados justamente na rota do Pan. Os mendigos e as crianças foram recolhidos das ruas. Os outros veículos policiais, que caem aos pedaços, foram para bem longe dali.
Em todo o trajeto das delegações do Pan, a PM criou 14 Módulos Operacionais de Comando (MOC). O efetivo é composto por policiais do 2° BPM (Botafogo), 3° BPM (Méier), 6° BPM (Tijuca), 14° BPM (Bangu), 17° BPM (Ilha do Governador), 18° BPM (Jacarepaguá), 19° BPM (Copacabana), 22° BPM (Maré), 23° BPM (Leblon), Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE). Na Barra, bairro que concentra 60% das atividades do Pan, haverá dois MOC vinculados ao 31º BPM.
Quatro pontos da cidade terão efetivo especial. O projeto prevê a colocação de aproximadamente 240 policiais militares na Linha Amarela, 205 na Avenida Brasil, 250 na Linha Vermelha e 180 no Aeroporto Internacional do Galeão, por onde chegam os estrangeiros.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) está preparado para atuar apenas em casos específicos, como a necessidade de invadir a Vila do Pan - até isso é cogitado - ou um assalto com reféns.
O reforço de segurança foi feito às custas da desatenção a outros pontos da cidade ou da Região Metropolitana.
- Podem colocar o que quiserem: central de monitoramento, câmeras ou qualquer outra coisa. Não tem gente suficiente - alerta o especialista em segurança Ronaldo Leão, diretor de Estudos de Segurança do Núcleo de Estudos Estratégicos (Nest), da Universidade Federal Fluminense (UFF). - Nos locais de prova, a segurança será de campo de concentração. Mas e no resto? As polícias têm um terço do efetivo que deveriam ter. Niterói, São Gonçalo e a Baixada vão ficar com o policiamento ainda menor, já que todos estarão concentrados na área turística.
FONTE: JB

Nenhum comentário sobre “Plano tem 58 mapas com áreas de risco”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão