
Venda de produtos comemorativos deve dar o São Paulo, em um mês, após a conquista do pentacampeonato brasileiro, receita de US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,75 milhão). Famoso por ganhar dinheiro com a venda de jogadores, como Denílson e Kaká, o clube aproveita a boa fase dentro de campo para faturar com a venda de produtos e parcerias com grandes multinacionais, como Coca-Cola, LG, Reebok e Warner Bros. Consumer Products Brasil.
"As recentes conquistas tornam a marca do São Paulo Futebol Clube muito valiosa e trazem torcida, negócios e parcerias para o clube", destaca o diretor de marketing do clube, Julio Casares.
O São Paulo renovou na semana passada o contrato com a Reebok, que vencia em dezembro de 2008, até o final de 2010. O valor passou de R$ 7 milhões para R$ 15 milhões anuais, o maior contrato de material esportivo do País. Com esse acordo, o clube passa a ter os dois maiores contratos de patrocínio de futebol do País - outro é com sul-coreana LG, que rende outros R$ 15 milhões anuais.
Com a renovação, a Reebok conseguiu vencer o assédio de outras marcas sobre o São Paulo. Fonte do mercado de material esportivo informa que Nike e Puma queriam o lugar da Reebok. "Vão ter que esperar até o fim de 2010", provoca Formicola, confirmando que sabia do interesse de empresas concorrentes. "Assim como o São Paulo, preferimos ganhar antecipado, porque esperar até a última rodada?", questiona o executivo da marca, que vai antecipar para novembro ou dezembro deste ano o lançamento do uniforme oficial do tricolor para 2008.
A W/Brasil criou dois anúncios de oportunidade comemorando o penta do São Paulo para a Reebok. O primeiro é uma capa comemorativa no jornal Destak, no qual todas as notícias da capa falam sobre o feito inédito do São Paulo. No rodapé da capa a assinatura diz: "Colocamos o São Paulo aqui na frente porque este é, mais uma vez, o lugar dele. Parabéns pelo título". O segundo, para o jornal Lance! e revista Placar, destaca a camisa 5-3-3.
Casares ressalta que o novo contrato com a Reebok deve servir de referência para as próximas parcerias do clube. Na prática, o acordo dá a medida que o São Paulo deve pedir alto para renovar com a LG ou outra patrocinadora a partir de 2009, quando encerra o acordo com a empresa de eletroeletrônicos.
A agência Euro RSCG Brasil criou anúncios para a LG em homenagem ao título, com a assinatura: "O resultado confirma: se tem nossa marca, a qualidade é indiscutível". "Com vários e grandes títulos conquistados ao longo destes anos de parceria, o penta reflete, mais uma vez, que o São Paulo é um time vencedor, muito bem estruturado. Unir a marca LG a uma imagem como essa é altamente positivo", diz o diretor de marketing da LG, Eduardo Toni.
Os polpudos novos contratos assinados pelo São Paulo, diz Casares, passam a desafogar financeiramente o clube, que ganha fôlego para investir na reforma do Morumbi com vistas à Copa do Mundo 2014 e em reforços para a Libertadores da América 2008, foco do clube no próximo ano. O São Paulo acertou também neste mês uma parceria com a Coca-Cola, que vai construir um bar temático no Morumbi, com aporte de US$ 1,2 milhão.
O clube já colocou à venda duas camisas referentes ao penta: a "5-3-3" (cinco Brasileiros, três Libertadores e três Mundiais) e a denominada "código de barras", que traz os anos das conquistas dos Brasileiros (1977, 86, 91, 06 e 07) e foi criada para dar a idéia de algo único, como a conquista do penta - a equipe é a única cinco vezes campeã do País reconhecida pela CBF.
As camisas, que custam R$ 89,90, serão vendidas até março de 2008. "Já vendemos para os lojistas mais dessas duas camisas do que da edição 4-3-3", diz o diretor de marketing e vendas da Reebok do Brasil, Tullio Formicola. Foram vendias 35 mil unidades da 4-3-3.
No dia 11 de novembro, a marca lança outra camisa comemorativa - uma edição limitada e numerada de 1 a 533, por R$ 299 - que terá venda exclusiva na megaloja do Morumbi, que tornou-se a primeira em faturamento das 15 lojas da Reebok no País.
Em fase de produção, o DVD com os bastidores da conquista deve ser lançado em dezembro. O filme do tetra, no ano passado, vendeu 70 mil unidade e levou disco de ouro e platina. Após o sucesso do "Batismo Tricolor", o São Paulo, em tom de provocação, vai lançar o "Dia da Conversão", para tentar converter torcedores dos times rivais. "Vamos tornar mais felizes muitas crianças que não viram seu time ganhar um campeonato importante", considera Casares.
A americana Warner Bros. Consumer Products, parceira do São Paulo, vai lançar uma camiseta comemorativa ao penta. Será uma edição limitada (entre 10 mil e 20 mil unidades) ao preço de R$ 39 e R$ 49, e deve chegar às lojas na primeira quinzena de novembro. "É uma boa hora para as vendas, vamos aproveitar esse momento do título, que traz fidelidade aos são-paulinos e desperta o interesse de novos torcedores", diz o gerente geral da Warner Bros. Consumer Products Brasil, Marcos Bandeira.
Já os produtos licenciados do clube, com personagens como Pernalonga e Patolino, Harry Potter, Tom & Jerry Batman e Superman, começam a ser vendidos entre novembro e dezembro. A empresa fechou 25 contratos com fornecedores dos mais diversos produtos, como camisetas, bonés e mochilas.
O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, declarou que a divisão de filmes da Warner pretende produzir um longa-metragem sobre futebol no País, com o São Paulo como ponto de partida. O projeto, ainda embrionário, está em fase de estudo de viabilidade econômica.
FONTE: GAZETA MERCANTIL

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