Fifa aceita novo código mundial antidoping

29.2.08 | Marcadores:
Share |
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou hoje que concordou assinar o código revisado da Agência Mundial Antidoping (Wada). Após reunião com o presidente da Wada, John Fahey, na sede da Fifa em Zurique, Blatter disse que as modificações no novo código seriam aceitas formalmente pela entidade do futebol durante o congresso anual, no fim de maio.

"Estou feliz por podermos anunciar isso em um dia histórico, porque não há tantos 29 de fevereiros", disse Blatter, após assinar carta de intenção ao lado de Fahey.

"Fifa e Wada dividem objetivos comuns no combate ao doping e vão continuar assim de todas as formas possíveis".

O código, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009, vai possibilitar maior flexibilidade nas sanções impostas aos atletas que possam provar que foram pegos em exames antidoping por descuidos, e não por uso intencional de substâncias proibidas.

A Fifa foi uma das últimas federações de esportes aceitos em Olimpíada a aceitar o código da Wada, finalmente assinando o documento original em seu congresso de 2004, em Paris.

Ainda assim houve diferenças entre as duas entidades, e a Corte Arbitral do Esporte disse à Fifa em 2006 que suas regras antidoping não estavam totalmente de acordo com as determinações da Wada.

A principal divergência era a intenção da Fifa de manter a flexibilidade de punições nos casos de primeiro doping positivo, preferindo avaliar caso a caso em vez de impor suspensão obrigatório de dois anos, como era determinado antes pela Wada.

O novo código da agência antidoping possibilita essa flexibilidade.
fonte::terra

Nenhum comentário sobre “Fifa aceita novo código mundial antidoping”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão