Em tarde perfeita, Corinthians volta à elite e cumpre missão de 2008

25.10.08 | Marcadores:
Share |

Acabou a espera, o drama. Enfim, a redenção. A segunda maior torcida do Brasil pode respirar aliviada e desentalar o grito da garganta: o Corinthians está de volta à elite. Após dez meses sendo alvo de chacotas e gozações, o time alvinegro recuperou sua vaga na Série A. Em um Pacaembu tomado por mais de 35 mil pessoas eufóricas, venceu o Ceará por 2 a 0 neste sábado e selou seu retorno.

VEJA OS DOIS GOLS DO CORINTHIANS
Exatos 328 dias depois de escrever o capítulo mais triste de sua história, o Corinthians teve uma tarde perfeita. No Pacaembu, fez sua parte e bateu o Ceará. Mas só o triunfo não bastava para assegurar a volta à Primeira Divisão. O Barueri precisava tropeçar diante do Paraná. E tropeçou. Perdeu por 2 a 1.

Com os dois resultados, os 70 pontos atingidos pela equipe de Mano Menezes garantiram uma folga que não pode mais ser tirada pelo quinto colocado. Vila Nova e Barueri se enfrentam na 35ª rodada e por isso podem atingir no máximo a 70 e 67 pontos, respectivamente, caso empatem no duelo direto.


A vantagem na tabela, então, deu ao corintiano o direito de comemorar no Pacaembu como se fosse um título. Os gritos nas arquibancadas resumiram o sentimento: "Ooooooo, o Coringão voltou...".

"Sofremos muito no ano passado. Hoje saiu uma tonelada das minhas costas", desabafou Felipe, um dos remanescentes de 2007, após o apito final. Emocionado, o goleiro chorou ao fim da partida e festejou o acesso perto da massa alvinegra, assim como Dentinho.

Mas o sábado começou tenso para os corintianos. Como aconteceu no dia do rebaixamento, a torcida alvinegra precisou ficar ligada em outra partida. No fatídico jogo da queda, enquanto enfrentava o Grêmio, o Corinthians prestava atenção no duelo entre Inter e Goiás, cujo resultado interferia na definição dos rebaixados. O motivo desta tarde, obviamente, foi mais nobre: era preciso secar o Barueri para festejar o retorno à elite.

Por isso, assim como comemorou o gol de Douglas aos 8min, a torcida corintiana vibrou cinco minutos mais tarde, quando o sistema de som do Pacaembu anunciou o gol do Paraná sobre o Barueri. Até o gol do Fluminense sobre o rival Palmeiras, em confronto válido pela Série A, empolgou.

A euforia, é verdade, deu lugar ao silêncio quando chegou a notícia ruim: o Barueri reagiu e empatou o confronto com os paranistas. Os torcedores ficaram em silêncio. Os jogadores do Corinthians também espiaram o placar eletrônico, que se tornou um dos protagonistas da tarde.

Ele, inclusive, voltou a ser "bondoso" com os alvinegros aos 36min: o anúncio do segundo gol do Fluminense sobre o Palmeiras animou o estádio. Em campo, o Corinthians tentava manter o sufoco no Ceará imposto desde o início da partida. André Santos e Douglas quase ampliaram a vantagem. A torcida vibrou com os dois lances, é verdade.

Mas vibrou mais quando a rede foi balançada pela terceira vez no Maracanã. Fluminense 3 a 0. O problema era quando o placar eletrônico e o sistema de som ficavam "quietos". No intervalo, a trilha sonora escolhida para o acesso foi tocada: na voz de Roberto Carlos, ecoou no Pacaembu o verso: "Eu voltei, agora pra ficar..."

O segundo tempo começou com um susto. O Ceará estufou a rede com pouco mais de um minuto. No entanto, o gol de Dezinho foi anulado. Os corintianos respiraram aliviados e logo depois ganharam um presente: Chicão aproveitou rebote de falta cobrada por Cristian e, aos 4min, aumentou a vantagem.

Com 2 a 0 no placar e os anfitriões pressionando, a torcida ficou à espera de um gol do Paraná para melhorar o cenário. E a equipe de Curitiba não decepcionou, fazendo 2 a 1 em cobrança de pênalti. O placar eletrônico do Pacaembu anunciou o gol paraense aos 27min. Era o que faltava. O grito de "Coringão voltou" ficou mais freqüente.

E a explosão final veio aos 42min: o placar mostrou o fim do jogo do Barueri. Felipe, com a bola rolando, se agachou emocionado e vibrou. Vibrou como todo o Pacaembu e a nação alvinegra, que cantaram com Roberto Carlos "Eu voltei...". O Corinthians voltou.

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro (Carlos Alberto), Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas (Lulinha) e Morais (Wellington Saci); Dentinho e Herrera
Técnico: Mano Menezes

CEARÁ
Adilson; Dedé, Fabrício, Dezinho e Jorge Guerra; Michel (Mancuso), Chicão, Cleisson, Marcos Paraná (Ederson) e Cadu; Sérgio Alves (Charles Chad)
Técnico: Lula Pereira

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira (MT)
Auxiliares: Luiz Fernando Irineu da Silva e Fábio Rodrigo Rubinho (ambos do MT)
Público: 32.341 pagantes (35.426 no total)
Renda: R$ 660.445,00
Cartões amarelos: André Santos (Corinthians); Fabrício, Marcos Paraná, Michel (Ceará)
Gols: Douglas, aos 8min do primeiro tempo; Chicão, aos 4min do segundo tempo

Nenhum comentário sobre “Em tarde perfeita, Corinthians volta à elite e cumpre missão de 2008”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão