Por muito pouco uma nova tragédia não ocorreu em um estádio do nordeste neste domingo. A estrutura da Ilha do Retiro não suportou o peso das 13.871 pessoas que pularam para empurrar o Sport na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-MG e acabou rachando. Nenhum torcedor acabou ferido.
As informações foram dadas pela Rádio Clube de Pernambuco, relatando episódio muito parecido com o ocorrido na Fonte Nova em 2007, durante um jogo do Bahia, quando sete pessoas caíram por uma fenda nas arquibancadas e acabaram morrendo.
O setor que acabou danificado comportava uma das torcidas organizadas do Sport, a Torcida Jovem. De acordo com relato, houve um grande barulho no momento em que a massa alvinegra fazia a ‘avalanche' para comemorar o gol do time. Do local, é possível enxergar embaixo das arquibancadas, caracterizando a existência de uma fenda no concreto.
A Polícia Militar identificou o problema, já tirou fotos do local para documentação e fez o isolamento. Um relatório será feito. Para o vice-presidente de engenharia do Sport Celso Stamford Gaspar, no entanto, não há nenhum problema. Ele descartou problemas estruturais e afirmou que apenas alguns detalhes deverão ser feitos para readequar o local para uso.
"Amanhã vamos fazer uma perícia mais cuidadosa com um calculista só para poder confirmar isso, porque eu fiz uma vistoria visual agora a noite. Podem ficar tranqüilos, estrutura suporta a carga, ela não rompeu. O que aconteceu foi que a junta de dilatação saiu conforme houve a carga, mas ela suportou", explicou o dirigente.
"Não existe problema, a estrutura ta lá, intacta. Apenas o material saiu com o balanço, mas isso se resolve rápido. Essa semana vamos refazer o fechamento da junta de dilatação com um material flexível, moderno. Como o estádio é antigo, estávamos fazendo esse trabalho, mas não foi completo", continuou Gaspar.
Assim, o torcedor do Sport pode ficar tranqüilo quanto ao uso da Ilha do Leão para o restando do Campeonato Brasileiro e para as competições de 2009, incluindo a Copa Libertadores, de acordo com o dirigente.
"Eu tenho a consciência tranqüila de que a estrutura não vai ser interditada, porque não é um problema estrutural. Inclusive, qualquer pessoa que quiser ir lá olhar vai ver que a estrutura não rompeu. Ela suportou a carga. Isso mostra que o estádio está em condições de receber público, porque se houver sobrepeso, ela vai responder com junta de dilatação", completou o vice-presidente de engenharia.
Nenhum comentário sobre “Arquibancada racha na Ilha do Retiro e assusta torcida”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.