Diante de gaúchos, Estudiantes almeja ampliar hegemonia argentina

26.11.08 | Marcadores:
Share |
A histórica rivalidade entre Brasil e Argentina volta a campo mais uma vez na noite desta quarta-feira, quando Internacional e Estudiantes iniciam a luta pelo título da Copa Sul-Americana 2008 - o primeiro confronto ocorre às 22h, em La Plata (ARG). Os anfitriões também têm como missão paralela defender a hegemonia dos "hermanos" em decisões de torneios continentais contra clubes brasileiros.


Somando as principais competições da América do Sul - Libertadores, Sul-Americana, Copa Mercosul, Recopa, Supercopa da Libertadores e a Copa de Ouro Nicolás Leoz -, as agremiações argentinas possuem 17 triunfos sobre os brasileiros. Os países vizinhos se encontraram 26 vezes em decisões.

Sem surpresa, o grande campeão neste duelo é o Boca Juniors. Das sete batalhas que disputou com brasileiros, levou a melhor em seis ocasiões. O clube de Buenos Aires é o grande algoz dos times nacionais em decisões da Copa Libertadores - ganhou quatro (sobre Cruzeiro, em 1977; Palmeiras, em 2000; Santos, em 2003; e Grêmio, em 2007). A equipe portenha foi batida apenas pelo Santos (em 1963).

Os outros dois triunfos do Boca aconteceram na Recopa (2005, contra o São Paulo) e na Copa Nicolás Leoz (1993, sobre o Atlético-MG), torneio que homenageava o eterno presidente da Conmebol e que foi disputado por apenas três vezes.

O segundo melhor representante da Argentina é o Independiente. O detentor do recorde de mais títulos da Libertadores (sete ao todo, um a mais que o compatriota Boca) já superou representantes do Brasil em três ocasiões (São Paulo, em 1974; Grêmio, em 1984; e Flamengo, em 1995, pela Supercopa). Até mesmo o Estudiantes já bateu brasileiros em finais. O único ano de glória foi há 40 anos, quando passou pelo Palmeiras na disputa pela taça da Libertadores.

O melhor representante do Brasil é o Cruzeiro. O time mineiro ostenta boa parte dos triunfos brasileiros sobre os eternos rivais - soma quatro no total. Três taças foram obtidas diante do River Plate - 1976 (Libertadores), 1991 (Supercopa) e 1997 (Recopa). O outro título do clube celeste aconteceu sobre o Racing Club (1992, pela Supercopa).

Entre os representantes brasileiros com títulos sobre argentinos ainda estão Santos (dois, Libertadores e Copa Mercosul), Grêmio (uma Recopa) São Paulo (uma Libertadores) e Atlético-MG (uma Mercosul).
uol

Nenhum comentário sobre “Diante de gaúchos, Estudiantes almeja ampliar hegemonia argentina”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão